Palestra na Embrapa focaliza o melhoramento genético do melão

O melão (Cucumis melo L.) é uma fruteira amplamente cultivada no Nordeste do Brasil, contribuindo significativamente para a geração de empregos e para a economia regional. Entre os fatores limitantes à manutenção da competitividade do Brasil no mercado de

  
  

O melão (Cucumis melo L.) é uma fruteira amplamente cultivada no Nordeste do Brasil, contribuindo significativamente para a geração de empregos e para a economia regional. Entre os fatores limitantes à manutenção da competitividade do Brasil no mercado de frutas tropicais estão o baixo teor de sólidos solúveis e de açúcares e a baixa resistência às principais doenças da cultura no país.

A Embrapa está desenvolvendo materiais genéticos mais adaptados às condições regionais de produção (solo e clima) e mais resistentes ás doenças da cultura, contribuindo para diminuição de uso de pesticidas e para a melhor qualidade do produto. O projeto é coordenado pela Embrapa Agroindústria Tropical, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária situada em Fortaleza (CE).

Diversas ações estão sendo executadas em seis unidades da Empresa, com o objetivo principal de desenvolver cultivares híbridos e populações melhoradas de melão, que apresentem características superiores aos materiais existentes no mercado, para uso direto (híbridos) ou para uso como população base (populações melhoradas) em cinco tipos de melão: Amarelo, Cantaloupe, Tupã, Gália e Pele de Sapo..

Em uma palestra na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a pesquisadora Gláucia Buso vai mostrar como esta Unidade está colaborando no projeto. A palestra denomina-se Introdução e caracterização de germoplasma e desenvolvimento de microssatélites e mapeamento genético de melão e será ministrada no Auditório Central da Unidade, na terça-feira (15/04) às 10 horas, com entrada franca.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia está situada no Parque Estação Biológica, final da Av. W5 Norte, Brasília (DF).

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (61) 448-4662 ou pelo endereço eletrônico.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

  
  

Publicado por em