UFMG oferece curso de licenciatura no campo com apoio do MEC

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai oferecer, pela segunda vez, o curso de licenciatura no campo, agora com o apoio do Ministério da Educação. As inscrições para o vestibular, destinado a preencher 50 v

  
  

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai oferecer, pela segunda vez, o curso de licenciatura no campo, agora com o apoio do Ministério da Educação.

As inscrições para o vestibular, destinado a preencher 50 vagas, estão previstas para maio. As aulas começarão em julho. O objetivo é formar educadores para ministrar aulas nas diferentes etapas e modalidades da educação básica junto à população que trabalha e vive na área rural.

"Com a iniciativa, estamos contribuindo para ter uma política de escolarização dos povos do campo", disse a coordenadora do curso, Isabel Antunes, professora da Faculdade de Educação da UFMG. "O projeto toca em um dos pilares da escolarização: a formação de professores."

Iniciado há dois anos e meio, o primeiro curso de licenciatura no campo oferecido pela UFMG, com apoio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tem 60 alunos. A evasão é praticamente zero.

O MEC apóia agora a turma de um curso semelhante, que será oferecido neste semestre também pelas universidades federais de Sergipe (UFS), de Campina Grande, Paraíba (UFCG) e da Bahia (UFBA) e pela Universidade de Brasília (UnB).

Cada instituição recebeu, em dezembro último, R$ 200 mil para executar o projeto. Os recursos serão utilizados para custear alimentação, transporte e material didático dos alunos e outras despesas com o curso. As cinco universidades vão oferecer, até junho próximo, 50 vagas na modalidade licenciatura no campo.

Entidades mineiras ligadas ao campo e à educação estarão reunidas no dia 28 de fevereiro próximo, na Faculdade de Educação da UFMG, para definir os critérios de seleção dos alunos e propostas para o curso.

O Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciatura em Educação no Campo é uma iniciativa das secretarias de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e de Ensino Superior (SESu/MEC).

Mais informações pelo telefone (31) 3499-6179 e no endereço eletrônico isabelaantunes@fae.ufmg.br.

Fonte: MEC

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

http://www.maxpressnet.com.br/imagens/clear_pixel.gif

  
  

Publicado por em