Decoração ecologicamente correta permite preservar o meio ambiente

Reaproveitar materiais é uma tendência mundial para poupar matéria-prima e preservar o meio ambiente. Na decoração, além de ajudar a preservar a natureza, o estilo "ecologicamente correto" pode resultar e

  
  

Reaproveitar materiais é uma tendência mundial para poupar matéria-prima e preservar o meio ambiente. Na decoração, além de ajudar a preservar a natureza, o estilo "ecologicamente correto" pode resultar em ambientes modernos e personalizados."Hoje em dia todos os segmentos têm de se envolver com a causa ambiental e a decoração não pode ficar de fora", afirma a decoradora Pompéia Mesquita, do Marchand D'art - Escritório de Decoração e Arte de Campinas.

No caso dos móveis de madeira o ideal é prestar atenção na hora de comprar.Móveis certificados são feitos com madeiras de reflorestamento. Outras opções indicadas por profissionais é ir até uma marcenaria e arrematar sobras de madeira que normalmente são desperdiçadas. É possível pegar lâminas de madeira, parafusar e fazer cestos ou fruteiras. Outra alternativa é recolher troncos de árvores que caem com temporais ou são arrastados pelos rios e fazer móveis.

"É possível dar um acabamento para o móvel que não tire as características naturais da madeira, como as rachaduras e os arranhões de animais, para dar um tom rústico", comenta Pompéia.

Com essa técnica os profissionais podem fazer bares, bancos, porta-retrato, entre outros. Para dar um toque especial pode ser colocado um tampo de vidro em cima de um tronco, que se transforma em uma mesa.

À mesa, uma opção é utilizar jogo americano feito com gravetos de coqueiro alinhavados por fibras e sementes de frutas. Contas de sementes também podem servir como revestimento para quadros. Uma bandeja pode ser feita com fios de papel endurecidos com cola e vime.

Flores podem ser esculpidas com raspas de madeira e tingidas com pigmentos naturais.

O coco também é uma matéria-prima importante para a preservação ambiental. As fibras da fruta podem virar xaxim e a pastilha de coco pode servir de revestimento para caixinhas feitas de compensado.

"Fazendo os próprios objetos de decoração as pessoas interagem mais com a casa e deixam cada cantinho com um toque especial. Uma peça feita com materiais recicláveis pode ser mais bonita do que uma pronta, mais barata e terá um toque da personalidade das pessoas", destaca Pompéia.

Informações :

www.cursodedecoracao.com.br

Fonte: Central de Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em