Dermatologista alerta para riscos da exposição ao sol

A dermatologista Taciana Sugai, da Clínica do Adolescente, alerta para que as pessoas se protejam bem das radiações solares neste verão. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, ela explicou os cuidados a serem tomadas para a preven

  
  

A dermatologista Taciana Sugai, da Clínica do Adolescente, alerta para que as pessoas se protejam bem das radiações solares neste verão. Em entrevista ao programa "Revista Brasil", da Rádio Nacional AM, ela explicou os cuidados a serem tomadas para a prevenção do câncer de pele.

O primeiro deles é evitar o sol das 10h às 16h, período em que é mais intensa a emissão de raios ultravioletas B, os maiores causadores do câncer. Este tipo de raio promove a "ilusão de bronzeamento" nas pessoas, mas só queima a pele e a deixa vermelha.

Mas a dermatologista informa que mesmo os raios ultravioletas A, mais fracos e mais freqüentes nas horas mais frias – antes das 10h e depois das16h – também podem causar a doença.Há vários tipos de pele, explicou Taciana Sugai, acrescentando que o 1 e o 2 são os que correm mais riscos.

Eles correspondem às pessoas de pele clara, que já se queimam se permanecerem sob o sol sem proteção por um curto espaço de tempo. Os tipos 3 e 4, acrescentou, são das pessoas que têm a pele morena ou negra. Este tipo de pele produz a melanina, uma substância que oferece maior proteção mas não elimina os riscos sob o sol.

A dermatologista advertiu que o cuidado mais importante a ser tomado é o uso constante de protetores solares. “O mais recomendável é que as pessoas consultem com um dermatologista antes de comprar o protetor, pois ele saberá indicar o mais adequado para o tipo de pele”, disse, explicando que o Fator de Proteção Solar (FPS) mais adotado é a partir de 15.

Fonte: Radiobras

  
  

Publicado por em

Neurilaine

Neurilaine

25/11/2008 16:54:41
ficar exposto ao sol e perigoso por isso não se arrisque