Escolas públicas terão cartilha sobre consumo sustentável

Consumidores ecologicamente corretos e preocupados com a origem e destino dos produtos. Essa é a e uma das primeiras iniciativas da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do MMA -Ministério do Meio Ambiente, que tem à frente o ex-deput

  
  

Consumidores ecologicamente corretos e preocupados com a origem e destino dos produtos. Essa é a e uma das primeiras iniciativas da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do MMA -Ministério do Meio Ambiente, que tem à frente o ex-deputado estadual mato-grossense Gilney Viana.

A instituição está preparando uma ampla campanha para implantar a Cartilha sobre Consumo Sustentável, um manual de educação de 140 páginas destinado aos alunos do ensino médio e fundamental.

A cartilha aborda vários temas ambientais, tais como energia, alimentos, água, lixo, florestas, enfocando o consumo no mundo, no Brasil e como cada um pode agir para melhorar a situação.

“ É um guia didático de cidadania e cuidados com o meio ambiente que serão incluídos no currículo escolar no país”, explica um dos coordenadores da cartilha, Alan Milhomens.

A metodologia da cartilha foi desenvolvida pelo Instituto Consumers International e adaptada para a realidade brasileira. No ano passado a secretaria fez um plano piloto em São José dos Campos (SP) onde foram capacitados 80 professores.

Este ano a proposta é unir esforços com o MEC - Ministério da Educação, Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Idec - Instituto de Defesa do Consumidor, ongs, comunidades locais, assentamentos rurais e os núcleos estaduais de educação ambiental.

Fonte: Estação Vida

  
  

Publicado por em

Vania Campos

Vania Campos

27/12/2008 17:55:17
Sou professora, e temas sobre o meio ambiente fazem parte dos meus planejamentos sempre.E a maneira que eu acredito de estar atigindo e sensibilizando as pessoas no dia a dia, desenvolvendo atividades com as crianças para que as mesmas conscientizem os adultos a colaborarem fazendo com que tomem atitudes corretas com o nosso planeta. .

Victor

Victor

14/10/2008 23:10:12
Gostei muito tambem , mas gostaria de sabe na onde eu encontro essa cartilha ?

vlw

Naiara Mesquita

Naiara Mesquita

17/09/2008 18:58:10
Creio que é uma ótima idéia, pois a escola é onde damos os primeiros passos para o futuros que queremos percorrer, ou seja, se trabalhar-mos o meio ambiente em parceria com as escolas conseguiremos preservar nosso meio ambiente, que é o que mais temos de valor.
Aproveitando, gostaria de uma ajuda, pois estamos montando uma Agenda Sustentavelmente Desenvolvida, onde na escola junto aos alunos desenvolveremos obras para melhorar o meio ambiente.
Se poderem me passar algumas idéias, pois os alunos estão desmotivados e são poucas as idéias.
Desde já agradeço! Muito Obrigada e fiquem todos com Deus!!!
Naiara Mesquita