Floresta Nacional do Ibura promoverá o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais

O governo federal criou, por meio de decreto, a Floresta Nacional do Ibura, com uma área de 144 mil e 17 hectares. A nova Flona se incorpora às 69 unidades de conservação já existentes, sob a administração do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

  
  

O governo federal criou, por meio de decreto, a Floresta Nacional do Ibura, com uma área de 144 mil e 17 hectares. A nova Flona se incorpora às 69 unidades de conservação já existentes, sob a administração do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Situada às margens da rodovia BR 101 km 85, no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, a cerca de 11 km de Aracaju, a recém criada Flona terá como objetivos promover o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, a manutenção do banco de sementes de espécies florestais nativas, inclusive do bioma mata atlântica em associação com manguezal, além da manutenção e proteção dos recursos florestais e da biodiversidade, recuperação de áreas e pesquisa científica.

Conhecido como Horto Florestal do Ibura, essa área já abrigou o Pofom - Posto de Fomento do extinto IBDF, que produzia mudas e sementes florestais. A área doada pelo estado de Sergipe à União será cedida ao Ibama pela SPU - Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cabendo ao Ibama administrar a Floresta do Ibura e sua efetiva implantação.

Os estudos feitos para caracterização do meio físico pela Gerência Executiva do Ibama em Aracaju, UFS - Universidade Federal de Sergipe e a Embrapa/Se apontaram as seguintes ocorrências: 123 espécies vegetais nativas de valor econômico, ecológico e cultural na área, entre elas o angelim, aroeira, sucupira, ingá, jacarandá, jatobá, jenipapo; fauna bastante diversificada com cinco espécies de anfíbios, 13 de répteis em especial o lagarto teiú, a cobra coral, cobra-verde, jararaca, 56 de aves e 14 de mamíferos, destacando-se , a cutia. Pássaros como canção, cardeal, jandaia-da-caatinga, galo-de-campina e sofrê. Entre as espécies da fauna aquática, duas estão em risco de extinção o cavalo-marinho e o mero.

Dos recursos hídricos inclusos na sub-bacia do rio Cotinguiba, a Flona do Ibura conta com nascentes originárias do aqüífero Sapucari situado em seu sub-solo, que segundo dados colhidos pelo órgão estadual de saneamento, contribuem com cerca de 15% para o abastecimento de água da cidade de Aracaju.

Pelos seus atributos ambientais aliados ao fato de dispor de a infra-estrutura viária, predial e de redes d’agua, energia elétrica, facilidades de acesso e comunicação, a área apresenta condições apropriadas para a implantação e realização de atividades inerentes a uma Flona.

Situação Ambiental :

A área como seu entorno foram objeto de impactos ambientais diretos e indiretos decorrentes de empreendimentos passíveis de compensação ambiental. A BR 101 e o Gasoduto da Petrobrás que percorrem partes do seu interior como também quatro poços tubulares da Companhia de Saneamento do Estado.

Nas adjacências da Flona, localizam-se estação de tratamento de esgoto da mesma empresa estadual, canaviais, fábricas de cimento, tecelagem e indústria de fertilizantes nitrogenados, estas últimas geridas pela Petrobrás em conjunto com a Fafen - Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados.

Como tais empreendimentos são fontes geradoras de impactos para a área e entorno, a criação da Floresta Nacional do Ibura possibilitará o aprofundamento de ações de controle ambiental mediante licenciamento, monitoramento e fiscalização.

Com a aquisição da Flona do Ibura, o Brasil passa a contar com 70 Florestas Nacionais, num total de 18 milhões 550 mil 465,75 hectares sobre a administração do Ibama.

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em