Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), encerrou na última semana a participação em mais duas feiras de turismo, nos Estados Unidos e na Itália . Em Chicago, de 26 a 28 de setembro, o Brasil esteve r

  
  

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), encerrou na última semana a participação em mais duas feiras de turismo, nos Estados Unidos e na Itália. Em Chicago, de 26 a 28 de setembro, o Brasil esteve representado na IT&ME – The Motivation Show, feira dedicada ao segmentos de Negócios, Eventos e Incentivo. Pouco depois, nos dias 29 e 30, em Bérgamo, a participação foi na No Frills, de caráter mais genérico, reunindo novidades de diversos segmentos da atividade turística.

“Foi muito positiva nossa participação na feira em Chicago”, avalia Marcelo Pedroso, diretor de Turismo de Negócios e Eventos do Instituto. "Já temos nesse evento uma presença consolidada, de forma que já somos naturalmente demandados durante a feira. Nossos co-expositores relataram terem feito excelentes conversas, mesmo os representantes de destinos, que deixam boas expectativas de negócios para os próximos meses. Bem como continuidade de alguns contatos que já haviam sido feitos anteriormente", diz o diretor. Ao todo, a 65ª edição da IT&ME reuniu mais de 2 mil expositores e 20 mil visitantes.

Para o diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, a IT&ME é a mais importante feira do segmento no mercado americano. “É fundamental a participação do Brasil neste evento”, afirmou. O executivo também elogiou o layout adotado para o estande nesta edição. Carlos Silva, da Opco Tours, ressaltou o profissionalismo do encontro e a oportunidade de negócios que ele gera. “Fiz pelo menos 20 bons contatos por aqui, dentre os quais pelo menos cinco já finalizados e com interesse de grupos”, relatou.

A equipe do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável – Destination 2006 esteve nos EUA promovendo o encontro, que acontece entre os próximos dias 29 de novembro e 2 de dezembro, em Porto Alegre (RS). Uma das reuniões feitas foi com o Escritório de Turismo da Jordânia para tratar da participação do Ministro Munir Nasser no Fórum. Ele será um dos palestrantes no painel “Envolvendo Comunidades Locais”, dentro do tema “Turismo e Desenvolvimento Social” e já manifestou interesse em ter uma participação ainda mais ampla, estabelecendo uma rede de relacionamento com o trade brasileiro. Durante a vinda ao País, o Ministro jordaniense terá um encontro com o Ministro do Turismo do Brasil, Walfrido dos Mares Guia, para a assinatura de um acordo bilateral de cooperação na área entre as duas nações.

No Frills - A quarta edição da Feira No Frills aconteceu entre os dias 29 e 30 de setembro em Bérgamo, na Itália. É de caráter altamente profissional, prestigiando encontros personalizados e fechada ao público final. Reuniu, principalmente grandes operadores da região Norte do país. A consultora do EBT em Milão, Liane Galina, foi a representante da EMBRATUR no evento, que teve participação institucional do Brasil, ou seja, sem co-expositores. "Mas existe interesse para que operadoras italianas que vendem Brasil participem conosco no futuro para atender melhor aos agentes de viagens com interesses nos nossos produtos", conta a consultora, que relata um intenso movimento no estande e grande busca por informações sobre o País.

Durante a feira, a operadora Prima Classe realizou coletiva de imprensa para anunciar ao trade local o vôo entre Milão (Aeroporto Malpensa) e a cidade de Parnaíba (PI) que está previsto para começar a operar no próximo mês de dezembro. Dentre os contatos feitos no estande, Liane fala sobre o interesse do site Opodo (www.opodo.co.uk), uma das maiores agências online de viagens de toda a Europa, em ampliar as informações disponíveis sobre o Brasil. Em levantamento realizado recentemente pelo site, o País apareceu entre os principais destinos turísticos mundiais para 2007. "Além disso, recebemos muitos pedidos de informações para orientar a ida de grupos ao Brasil", detalha.

E antecedendo a próxima participação em feiras na Itália, na TTG Incontri (Rimini, 20 a 22/10), a EMBRATUR e a TTG realizam um Road Show do Brasil – apresentação para profissionais de turismo – em quatro cidades: Milão (12/10), Turim (dia 13), Pádua (dia 16) e Údine (dia 17).

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em