Ministros discutiram plano sustentável para Amazônia

Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; das Cidades, Olívio Dutra; da Integração Nacional, Ciro Gomes; e dez representantes de outros Ministérios, além do presidente do Ibama - Instituto Br

  
  

Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; das Cidades, Olívio Dutra; da Integração Nacional, Ciro Gomes; e dez representantes de outros Ministérios, além do presidente do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Marcus Barros, e do diretor-presidente da ANA - Agência Nacional de Águas, Jerson Kelman, se reuniram na segunda-feira (5/5), no MMA, em Brasília (DF), para discutir o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

A reunião foi preparatória para o Encontro de Rio Branco, que aconteceu nos dias 9 e 10, em Rio Branco (AC), quando foram discutidas as diretrizes para o desenvolvimento da região amazônica.

O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de governadores da região amazônica.

Marina Silva disse que o encontro que manteve com ministros e representantes de diversas áreas teve duas finalidades. Uma foi o encaminhamento de pontos para a discussão do novo Plano Plurianual 2004-2007, que prevê a participação da sociedade e dos diferentes segmentos da população.

No caso específico do Ministério do Meio Ambiente, foi pensado um projeto de desenvolvimento para a região Norte do país.

A outra questão foi a prioridade estratégica do Programa de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia, no qual foram colocados cinco eixos principais: a produção sustentável com tecnologias avançadas; novo padrão de financiamento; gestão ambiental e ordenamento territorial; inclusão social e cidadania; e a infra-estrutura para o desenvolvimento.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em