Novo sabão em pó pretende dar adeus a poluição nas roupas

Imagine vestir uma roupa que lhe proteja da poluição. Isso será possível ainda em 2013, graças a um sabão em pó capaz de neutralizar os gases poluentes que se concentram no ar

  
  
A substância que está sendo testada há dois anos é adicionada ao sabão em pó durante a lavagem, onde entra em contato com as roupas e fica “presa” às fibras das peças do vestuário

Imagine vestir uma roupa que lhe proteja da poluição. Isso será possível ainda em 2013, graças a um sabão em pó capaz de neutralizar os gases poluentes que se concentram no ar.

O produto foi desenvolvido pelo químico Tony Ryan, professor da Universidade de Sheffield, e da estilista Helen Storey, professora do London College of Fashion. A substância que está sendo testada há dois anos é adicionada ao sabão em pó durante a lavagem, onde entra em contato com as roupas e fica “presa” às fibras das peças do vestuário. Estas atuam como catalisadores do ar quando são expostas à luz.

Em declarações à BBC, Tony Ryan explica que a ideia de criar o produto surgiu durante uma reunião. “Uma vez sentei-me e calculei a superfície da área do que eu vestia. Foi aí que me veio a iniciativa de cobrir as pessoas com roupas catalisadoras”, recorda.

Já a estilista Helen garante que até agora nenhuma roupa ficou estragada ou perdeu a cor, mesmo após lavagens sucessivas com este produto. Segundo a BBC, uma fábrica britânica de produtos de limpeza já está testando esta inovação.

Ryan e Helen abriram mão da patente e esperam que o produto possa ser comercializado ainda esse ano. “Nós queremos que as pessoas tenham a possibilidade de usar este produto da mesma forma que usam outro qualquer. Não queremos que as pessoas comprem roupa especial”, afirmou a estilista.

Fonte: Portal EcoD

  
  

Publicado por em