Produtores de cana e usina de Lençóis Paulista podem se tornar exemplos para o país

A Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê e a usina Zilor são parceiros do programa Água Brasil em iniciativa que visa fomentar práticas que diminuam os impactos ambientais da cadeia da cana-de-açúcar no Brasil

  
  
As ações a serem desenvolvidas na bacia do rio Lençóis se dão em duas frentes: restauração florestal e boas práticas agrícolas

A Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (Ascana) e a usina Zilor são parceiros do programa Água Brasil em iniciativa que visa fomentar práticas que diminuam os impactos ambientais da cadeia da cana-de-açúcar no Brasil. A assinatura de acordo para ações conjuntas com este objetivo ocorre em evento nesta quarta-feira (28), na sede da Ascana, em Lençóis Paulista.

O Programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas e a ong ambientalista WWF-Brasil, além de parceiros locais – Ascana, Zilor e prefeituras de Lençóis Paulista, Agudos e Borebi.

As ações a serem desenvolvidas na bacia do rio Lençóis se dão em duas frentes: restauração florestal e boas práticas agrícolas. Já há experiências na região, que servirão de base para o desenvolvimento do trabalho e para a implementação de unidades demonstrativas.

A Zilor iniciou ações de restauração florestal há 14 anos, em 1998, posteriormente expandidas para áreas sob gestão dos parceiros agrícolas da Ascana, responsáveis pelo fornecimento de matéria-prima para a Zilor. Partindo deste histórico, o programa pretende gerar aprendizados importantes para subsidiar produtores em todo o Brasil que precisam, por imposição do novo Código Florestal, restaurar áreas degradadas – e não têm acesso a informações sobre as diferentes técnicas de restauração.

O objetivo dos parceiros é identificar sistemas de restauração ao mesmo tempo viáveis economicamente e eficazes do ponto de vista ambiental, com recuperação da biodiversidade local. Estão previstas implantações de unidades demonstrativas que permitam a comparação entre os diferentes sistemas.

Em relação a boas práticas agrícolas, igualmente já há experiência acumulada na região e novas técnicas de preparo e conservação do solo estão sendo implantadas nas áreas agrícolas dos associados da Ascana. O objetivo é sistematizar e qualificar as experiências, buscando benefícios como a conservação da água e do solo, a diminuição do uso de fertilizantes e agrotóxicos e o aumento da produtividade.

Fonte: WWF-Brasil

  
  

Publicado por em