Recife participa de 1º Encontro de Desenvolvimento Regional Sustentável

O encontro reuniu diversas entidades envolvidas com a temática, com o objetivo de discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

  
  

A Prefeitura do Recife, representada pelas suas secretarias de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Saúde, Assistência Social e Serviços Públicos, participou do 1º Encontro DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) – Comércio de Recicláveis. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), no 9º andar do edifício-sede do Banco do Brasil (Agência Centro), que fica na Avenida Rio Branco, n.º 240, Bairro do Recife.

O encontro reuniu, além da Prefeitura do Recife, diversas entidades envolvidas com a temática, com o objetivo de discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico apresentou o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Economia Popular Solidária junto aos cinco núcleos de triagem de Coleta Seletiva no Recife. O Projeto de Qualificação para a Gestão Coletiva de Catadores dos Núcleos de Triagem de Resíduos Sólidos do Recife é desenvolvido, desde 2006, em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb), em convênio com a Fundação Banco do Brasil. Consiste num trabalho de assessoria técnica, contábil e jurídica com 350 catadores, cujo objetivo é capacitá-los para que eles possam gerir seus próprios núcleos, além de apoiá-los para que façam de sua atividade uma forma de geração de renda.

Os catadores são capacitados em Associativismo e Auto-Gestão (com carga horária total de 100 horas) e Gestão de Negócios (com carga horária total de 200 horas). A Incubacoop/UFRPE e a Ong Retome Sua Vida são as entidades responsáveis pelas capacitações. Além disso, o projeto prevê a criação de um total de sete núcleos. Três deles (duas cooperativas e uma associação) já estão juridicamente formalizados.

Além da Prefeitura do Recife, participaram do 1º Encontro DRS – Comércio de Recicláveis a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Fidem, CIV, Ponto Norte, Universidade de Pernambuco, Secretaria Estadual das Cidades, Flic, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Ethos, Gerdau, SEBRAE, Sena, SENAI, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Coca-Cola, Bompreço, Petrobrás, Assembléia Legisliativa, Câmara dos Vereadores, Ambev, Abrastel, Frompet, Alcooa, Cáritas, Assorear, Febes, Amape, Kael, Coleta DLU, Ashop, Aspan, Klabin e Fundação Banco do Brasil.

Fonte: Prefeitura de Recife

  
  

Publicado por em