Revela Design 2009 discute sustentabilidade no Recife

Esta é a quarta edição do evento que este ano tem como tema central a sustentabilidade.

  
  

Até esta sexta-feira (06), o Revela Design, evento promovido pela Prefeitura do Recife, por meio do Centro de Design da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), está reunindo profissionais de diversas áreas do conhecimento como a antropologia do consumo, comunicação social, engenharia, arquitetura, física, informática, artes visuais e de algumas ramificações do design. São nomes como o de H.D. Mabuse (PE), designer-chefe do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife); Bitiz Afflalo (RJ), designer mestra em urbanismo que fez parte da equipe de projeto de sinalização da cidade do Rio de Janeiro; e ainda Paulina Becerra (Buenos Aires-AR), que fundou e coordenou o Instituto Metropolitano de Design e Inovação do Centro Metropolitano de Diseño.

O descarte consciente do lixo foi o assunto em debate no primeiro dia do Revela Design 2009, realizado na noite da última terça-feira (03), no auditório da Livraria Cultura. Esta é a quarta edição do evento que este ano tem como tema central a sustentabilidade.

Nesta primeira noite, para refletir sobre o descarte, foram convidados os designers Izabela Domingues (PE), que abordou o tema Descartando Velhos Hábitos: Consumo e Sustentabilidade no Séc. XXI; e Rodolfo Aureliano, que trouxe à discussão o assunto Descarte Pós-consumo, modernidade ou burrice em pleno século XXI. De acordo com Aureliano, que trabalhou em projetos de sustentabilidade do lixo em Jaboatão, nos anos 80, e recentemente executa um trabalho semelhante em Olinda, o problema do lixo tem forte relação com o design. “O lixo é composto por coisas que apodrecem e por outras coisas que as embalam, que são o objeto do design. Existem embalagens muito interessantes que têm o seu charme e papel dentro do próprio lixo”, afirmou.

Apesar de o design não ser exatamente sua área, a arquiteta Maria Eduarda compareceu ao debate, pela importância do tema. “A questão do lixo afeta e é tema polêmico para todas as áreas profissionais. No meu caso, que penso em soluções arquitetônicas, tenho também que levar em consideração a relação com o lixo”, comentou. Os convidados para as palestras vão estar disponíveis para trocas de experiência e informações através de palestras, oficinas e workshops gratuitos, que acontecem na Livraria Cultura, Centro de Formação em Artes Visuais da FCCR e Centro de Design do Recife.

Serviço:
Revela Design 2009
De 3 a 6 de novembro
Mais informações e programação completa em: http://www.reveladesign.com.br

Fonte: Prefeitura de Recife

  
  

Publicado por em