São Paulo Fashion Week promove o desenvolvimento sustentável

O São Paulo Fashion Week , em parceria com o Instituto e , abre as suas portas para o desenvolvimento sustentável e abriga o Espaço e , um lounge pioneiro que pretende consolidar uma cultura de responsabilidade

  
  

O São Paulo

Fashion

Week

, em parceria com o Instituto e, abre as suas portas para o desenvolvimento sustentável e abriga o Espaço e

,

um

lounge

pioneiro que pretende consolidar uma cultura de responsabilidade

socioambiental

na moda brasileira através da comunicação.

No

lounge

, será lançado o projeto

e-fabrics

, um

label

eco-social voltado para a divulgação de

matérias-primas e produtos de origem sustentável

.

O projeto

e-fabrics

é uma iniciativa que hoje conta com mais de 20 tipos de

materiais de origens recicladas, orgânicas, naturais e/ou artesanais e desenvolvidas por comunidades e cooperativas ou até mesmo por grandes grupos industriais conscientes.

Dentre eles, malhas, sedas e lãs artesanais, couro vegetal

treetap

, couros de animais de origem controlada, látex da

amazônia

, materiais de

pet

reciclados,

biopolímeros

, entre outros

.

O objetivo do

e-fabrics

é criar a cultura de consumo consciente na sociedade e levar aos principais

players

da moda brasileira e mundial sua gama de tecidos e materiais, fomentando um processo de transição para valorização da preservação da biodiversidade ambiental, social e cultural brasileira.

No Espaço e s

erá montada uma exposição sobre os materiais que foram utilizados por 11 estilistas consagrados convidados especialmente para esta ação (Patrícia Viera,

Osklen

, Glória Coelho, Reinaldo Lourenço,

Fause

Haten

, Tereza Santos,

Huis

Clos

, Samuel

Cirnansck

, Lino

Villaventura

,


Alessandra Silveira



e Mário Queiroz), cujas criações estarão em exibição nos corredores da Bienal.


O
Espaço e conta ainda com parceiros de peso como

o ISA (Instituto Sócio Ambiental)

, que apresenta na íntegra um vídeo feito pela Maloca Produções com a

top

Gisele

Bundchen

visitando a aldeia dos índios

Kisêdjê

, no Parque Indígena do Xingu. Já a

WWF-Brasil

promove um coquetel orgânico para apresentar sua campanha e o fotógrafo Araquém Alcântara lança seu novo livro “A Grande Floresta”.


Sobre o



Instituto e


O
Instituto e acredita que compartilhar informações é o primeiro passo para contribuir com o desenvolvimento humano sustentável. Seu diferencial está em utilizar uma linguagem alternativa e multimídia para canalizar a energia da sociedade direcionando-a para a defesa de nossa biodiversidade, do direito à informação e à educação, do nosso patrimônio cultural. Através da comunicação, o Instituto e ajuda a disseminar uma cultura de responsabilidade individual, transformando conceitos em atitudes, discurso em ação.


Alguns outros projetos apoiados pelo Instituto E




Moda como veículo de comunicação:


Um dos primeiros projetos do Instituto, através do projeto

e-brigade

e de sua parceria com a

Osklen

, foi

a

utilização da moda como mídia para atrair foco para iniciativas respeitáveis como Carta da Terra, Agenda 21, Protocolo de

Kyoto

e Convenção da Biodiversidade. Dentro deste conceito está a parceria com entidades como a ONG

Renctas

e a

Unesco

.



Ações de conscientização:



Ainda a

través do

e-brigade

, e em parceria com a

Surfrider

Foundation

Brasil, organizou o "Valeu Praia -

Dia Nacional de Limpeza das Praias

”, evento que mobilizou toda a praia de Ipanema no dia 29 de março de 2003. A ação educacional para a conscientização ambiental firmou o lançamento de uma nova data para o calendário de atividades da educação e cidadania brasileira: a nacionalização do

Clean

Up

Day

- Dia Mundial de Limpeza das Praias.



Gestão de Resíduo:


P

rojeto que propõe gestão e conscientização ambiental com o objetivo de estimular o consumo consciente e diminuir o impacto sobre o meio ambiente ao reciclar a alta quantidade de resíduos produzidos em eventos. Este projeto foi precursor da conscientização ambiental junto à cena da música eletrônica. Em outras esferas o projeto colaborou com o

Fashion

Rio (2002),

Hip

Hop

Manifesta (2004), Novos Urbanos (2004/2005) e

Adventure

Sports

Fair

(2005 e 2006).

Fonte: Alice Ferraz Comunicação & MKT



Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em

Lucy Petroucic

Lucy Petroucic

12/05/2009 22:00:36
Peciso do nome de fabricantes de tecidos orgãnicos. Podem me fornecer?
Muito grata
Lucy Petroucic