SP entrega 1ª escola pública com certificado ambiental do país

O governo de São Paulo entregou a primeira escola do país construída pelo poder público com certificação ambiental. O investimento do Estado foi de R$ 3,4 milhões, e outras unidades devem adotar o modelo

  
  
Alckmin destacou que a Escola Estadual Ilha da Juventude 'tem um conjunto de inovações para receber essa certificação'

O governo de São Paulo entregou a primeira escola do país construída pelo poder público com certificação ambiental. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a Escola Estadual Ilha da Juventude, na zona norte da capital, "tem um conjunto de inovações para receber essa certificação". A unidade recebeu o certificado de Alta Qualidade Ambiental (Aqua) da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que, por meio de uma parceria internacional, se baseia no selo francês HQE (Haute Qualité Environnementale).

A construção da Escola Estadual Ilha da Juventude teve início em agosto de 2010 e foi concluída em março deste ano. O investimento da Secretaria da Educação do Estado foi de R$ 3,4 milhões. O secretário Herman Voorwald avalia que a certificação "é fundamental para que os jovens entendam o conceito da sustentabilidade e a importância da certificação ambiental".

Inovações
O projeto foi totalmente pensado com foco na sustentabilidade. Há sistemas de reaproveitamento da água, de uso racional de energia elétrica e de aquecimento com energia solar. Nas 15 salas da escola, por exemplo, é possível apagar as luzes perto das janelas para aproveitar a luz solar. A água da chuva é utilizada na descarga dos banheiros, e a água aquecida da cozinha utiliza energia solar. "Daqui vão sair outras escolas nesse modelo", disse Alckmin.

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em