Sustentabilidade na prática é tema do Planeta no Parque do Ibirapuera, em São Paulo

Dia 22 é a abertura do Planeta no Parque 2010, com show do grupo Pequeno Cidadão, dos músicos Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. Durante quatro dias, atividades ligadas a sustentabilidade, teatro infantil e contação de histórias são os destaques do

  
  

O movimento Planeta Sustentável preparou um presente para São Paulo no seu aniversário de 456 anos: a terceira edição do Planeta no Parque acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro no Parque Ibirapuera. Com o apoio da Prefeitura de São Paulo e patrocínio do Santander, CPFL Energia, Bunge, Sabesp e Petrobras, o Planeta Sustentável convida os paulistanos para visitarem o mais frequentado parque da cidade. Serão quatro dias em que informação, entretenimento e conscientização se unem para dinamizar o aprendizado de práticas sustentáveis e da responsabilidade de cada um pelo impacto ambiental sobre a Terra.

Este ano o Planeta no Parque está mais interativo na mobilização da população. Os participantes serão incentivados a darem suas próprias dicas sobre sustentabilidade. Estes depoimentos serão gravados in loco e exibidos durante o próprio evento — além disso, o público pode acessar o site www.planetasustentavel.com.br/planetanoparque para assistir aos bons exemplos coletados.

Ao longo da Marquise do Parque Ibirapuera — local que abrigará o evento — o público poderá aprender com as exposições de Sustentabilidade na Prática, que abrangerão Cidadania, Consumo e uso da Água e da Energia — os pilares do Manual de Etiqueta Sustentável 2.0, lançado em setembro. O manual é o primeiro do gênero no país e traz 120 dicas para enfrentar as mudanças climáticas. Qualquer um pode ser acessá-lo: basta visitar a página na internet www.planetasustentavel.com.br/manual.

As atrações do circuito

No dia 22 (sexta-feira), às 10h, os músicos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, apresentam o show de seu grupo Pequeno Cidadão para crianças. O grupo surgiu da necessidade que os músicos tinham de agradar um publico muito especial: seus próprios filhos. Por isso, inspiram-se no universo infantil para criar um espetáculo com o mesmo nome, lançando mão de bonecos, animações, números circenses e um repertório que inclui diversos ritmos.

Durante as exposições de Sustentabilidade na Prática, educadores do Planeta receberão o público em três espaços de atividades (Água, Energia e Cidadania e Consumo) equipados com painéis, totens e vídeos. Os educadores convidarão os participantes a refletir sobre o tema, enquanto os conscientizam sobre a importância dos recursos naturais e o impacto do consumo. Para conscientizar a garotada, o evento trará contação de histórias e teatro infantil com foco no tema, além de oficinas que montarão brinquedos, máscaras, fantoches e até mesmo instrumentos musicais a partir de lixo reciclado. No último dia, o Grupo Afro Reggae usará estes mesmos instrumentos criados em conjunto com as crianças para uma apresentação que encerrará o evento, às 16h.

Pessoas que queiram difundir os conceitos de sustentabilidade propostos pelo Planeta Sustentável poderão se tornar multiplicadores do movimento. Durante o evento receberão as instruções de como fazer sua parte, no trabalho, na escola ou no local onde vivem. “A ideia de que a sustentabilidade é construída com pequenas atitudes merece ser multiplicada por aqueles que já as têm incorporadas no seu cotidiano”, diz Caco de Paula, coordenador do movimento Planeta Sustentável.

A grade completa está no site www.planetanoparque.com.br

Sobre o Planeta Sustentável

O movimento Planeta Sustentável, criado em 2007, conta com o mais completo portal sobre sustentabilidade em língua portuguesa, projetos especiais e um conselho consultivo formado por lideranças da área científica e institucional. Os membros do conselho se reúnem periodicamente para definir os rumos do movimento e cumprir o objetivo de estimular a produção e difusão de informação sobre sustentabilidade. É uma iniciativa da Editora Abril, Grupo Santander, CPFL Energia, Bunge, Sabesp e Petrobras.

Ao desligar o aparelho da tomada, o valor da conta de luz também diminui significativamente. Outras dicas podem ser encontradas no link http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/.

Serviço:
Planeta Sustentável no Parque
Local: Parque do Ibirapuera – Marquise do Ibirapuera
Quando: 22 a 25 de janeiro
Horário: das 10h às 17h

Programação

Dia 22/01
10h30 – abertura oficial, com a presença do prefeito, representantes dos patrocinadores e de ONGs
11h00 – show Pequeno Cidadão
12h30 – Oficina SABESP
14h00 – Oficina de brinquedos com material reciclado
15h30 – Coral Heliópolis – Instituto Bacarelli

Dia 23/01
10h00 – Oficina SABESP
11h30 – Oficina de compostagem
13h00 – Oficina SABESP
14h30 – Espetáculo de Fantoches
16h00 – Oficina de fantoche com material reciclado

Dia 24/01
10h00 – Banda CO2Zero
11h30 – Contação de História Kiara Terra
13h00 – Oficina de Máscaras com materiais reciclados
14h30 – Oficina de instrumentos musicais com material reciclado – Orquestra Natural
16h00 – Apresentação Orquestra Natural (instrumentos reciclados)

Dia 25/01
10h00 – Oficina SABESP
11h30 – Oficina de Horta caseira
13h00 – Oficina SABESP
14h30 – Oficina Percussão – Grupo Afro Reggae
16h00 – Encerramento do evento - Apresentação Musical Grupo Afro Reggae

Fonte: Cássia Cunha (cassia@rlcpress.com.br)
RLC Comunicação e Ideias
11 3673-4452

  
  

Publicado por em