Tijolo ecológico é 50% mais resistente e conquista mercado

Mesmo sendo 20% mais caros que os concorrentes que não são nem um pouco ecológicos, os tijolos sustentáveis acabam sendo mais resistentes e, por isso, caíram no gosto dos construtores brasileiros

  
  
Tijolo ecológico evita o corte de árvores

A Eco-Máquinas, de Campo Grande (MS), fabrica tijolos, blocos e pisos ecológicos. A produção é limpa e utiliza como matéria-prima uma mistura de ferro, cimento e resíduos de construção triturados. Inaugurada em 1997 pelo casal de empresários Luclécio e Marilucy Festa, seus produtos conquistaram o mercado nacional e países da África e da América do Sul.

A produção contava apenas com uma máquina, o que rendia um faturamento de R$ 40 mil por mês. “Tínhamos certeza de que nossa visão estava certa. A sustentabilidade era o nosso futuro”, apostou.

Luclécio conta que a empresa contribui para o meio ambiente, pois o tijolo ecológico evita o corte de árvores. “Para produzir o tijolo convencional de adobe é preciso queimar argila e alimentar fornos de madeira. Não tem como não desmatar”, explicou. Segundo ele, o preço final do produto é cerca de 20% maior, mas o investimento compensa pela resistência, que ultrapassa em 50% a do tijolo comum. A eficiência do isolamento térmico e acústico do material ecológico é 60% mais eficiente que do produto tradicional. Além disso, o produto não tem odor.

Com a inovação, os empresários viram o negócio prosperar. Hoje, contam com 70 funcionários e uma produção de 200 a 500 peças por hora em quatro modelos diferentes. O faturamento, por mês, chega a R$ 1,2 milhão. O resultado do trabalho dos empresários rendeu convite do Sebrae para participar do Equipotel 2012, a maior feira de hotelaria e gastronomia do Brasil, que ocorre de 10 a 13 de setembro no Anhembi (São Paulo). “A Equipotel representa a possibilidade de abertura de mercado”, comemoram Luclécio e Marilucy.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Julio vieira

Julio vieira

04/04/2014 19:37:22
Qual o valor da maquina para fazer tijolos?

Vani

Vani

02/06/2013 13:46:51
Gostaria muito de construir minha casa em Salesopolis com tijolo ecológico, infelizmente não encontro nenhum lugar no Alto Tiete que fabrica ou trabalha com esse material. Se alguém souber de algum lugar próximo entre em contato comigo, por favor.

Geraldo Soares

Geraldo Soares

14/09/2012 14:00:26
Parabéns pela iniciativa, realmente um excelente produto, esperamos pode comprar em agio aqui em São Paulo.

Reiner

Reiner

14/09/2012 13:35:42
Estou começando minha construção e optei por esse tijolo. Além de ser ecológico, parece ser bem mais econômico em outros quesitos, como acabamento e mão de obra, por exemplo. Porém, nossos pedreiros brasileiros, na sua maioria, por não conhecerem esse tipo de material, ainda cobram o mesmo preço que o tijolo convencional. É preciso pesquisar com pessoas indicadas por essas empresas que fabricam os tijolos ecolôgicos. No meu ver, parece que vale muito mais a pena. Agora é só esperar o final da obra para eu pode comprovar!

Mateus

Mateus

14/09/2012 13:09:16
Por que tudo qué é ecológico é mais caro? Se estão reutilizando material, gostaria de uma explicação "ecológicamente lógica", se reutilizo o que já foi produzido, envolvendo retirada de materia prima, produção, etc...

Mara cornelsen

Mara cornelsen

14/09/2012 12:27:58
Muito bom, porém gostaria de saber porque o tijolo ecológico é mais caro? Já que aparentemente parece que exige menos trabalho para a produção e pula uma etapa que é justamente o da queima. Ou seja, economiza-se tempo e dinheiro, já que não precisa de lenha para secá-lo e mesmo assim não alcança o preço do produto tradicional?

Martinho A. Farias - Técnico em Edificações

Martinho A. Farias - Técnico em Edificações

14/09/2012 12:23:32
Acho muito boa essa iniciativa e criatividade dos empresários, seria bom se prefeitos e políticos tivessem essa visão ecológica de apoiar para produzir Projetos desa natureza.

Clelio Luiz de Almeida

Clelio Luiz de Almeida

14/09/2012 11:48:34
Não há duvidas, que quanto mais ecológico for o material para a construção civil e outros segmentos, melhor será e a natureza agradecerá. Contudo, seria importante que tudo o que for ecológico seja também mais barato. Sou pequeno construtor e tenho que optar pelo material mais barato, caso contrário não consigo vender minhas casas, pois o valor estaria muito além dos financiamentos e do poder aquisitivo.

Gleisse garcia

Gleisse garcia

14/09/2012 11:36:33
Achei incrivel essa ideia, sou gestora ambiental e também tenho uma empresa na area ambietal. coletamos o oléo usado de comercios para produção de biodisel combustivel 100% renovavel e fazemos a educação ambiental com a população em Amambai-MS e pretendo atigir todo o conesul.

Renato TST

Renato TST

14/09/2012 11:27:17
Muito bom os tijolos ecológicos,com praticidade até na hora de fazer a parte elétrica,hidraulica e até o acabamento final na parede,sem transtornos para limpar o ambiente depois de pronto, mas também é super difícil encontra-lo na grande São Paulo, moro em Guarulhos e só encontrei no interior mas o preço do frete não compensaria trazer,empreseas ligadas ao ramo de construção civil deviam investir mais nesse segmento novo,seria bem rentável podem ter certeza,com alguma divulgação começará a vender demais.

Manoel Torres

Manoel Torres

14/09/2012 11:08:41
Estou construindo um casa em Campo Grande(MS) estou muito satisfeito.

Eliza Huert

Eliza Huert

14/09/2012 10:33:23
Tijolo ecológico é feito de BARRO não de cimento!!! É burrice falar em desmatamento para queima, pois a maioria das cerâmicas usam cavaco de madeira, ou seja, restos de indústrias de móveis. Outras cerâmicas que usam lenha, não matam árvores nativas para a queima, e sim usam a madeira que é plantada exatamente para esse fim. Se bois e vacas são criados e abatidos para saciar a fome dos homens, por que não se pode plantar árvores para servir de lenha? Matar animais é muito mais cruel que derrubar árvores!

Manoel Lucas Neto

Manoel Lucas Neto

14/09/2012 10:32:30
TIJOLO E/PISOS ECOLÓGICOS:

Para queimar os tijolos/pisos feitos de ARGILA, podem ser usados óleo (poluente) ou gaz mineral, este preferí-
vel por não ser poluente.
Quanto à matéria prima utilizada na produção de pisos/tijolos: FERRO - restos de obras. Por que não usar manganês moido? é mais fácil e abundante.

Tais

Tais

14/09/2012 10:12:48
Interessante o produto, mas me pergunto onde está a parte ecológica do mesmo?

Cimento é uma mistura composta por silicatos, carbonato de cálcio, argila pozolânica, entre outros. A extração deste materiais possui maior impacto ambiental que a extração dos materiais do adobe (por conta principalmente da diversidade de componentes). Todos eles precisam de desmatamento prévio para permitir a mineração, não somente o tijolo de argila. E o carbonato de cálcio, ou calcário, é um item pouco presente naturalmente no meio ambiente. Isto sem considerar os impactos negativos da extração do ferro, também necessária para este tijolo.

O simples fato de reutiizar material de construção triturado não confere a este tijolo maior eco-eficiência em relação ao adobe. É necessário avaliar todo o ciclo de vida destes dois tijolos para então afirmar qual deles é menos impactante.

Infelizmente as palavras "sustentabilidade", "ecológico", "eco", entre tantas outras referentes à questão ambiental, estão sendo utlizadas sem o menor critério técnico, levando a erros grosseiros como o que pode ser visto no marketing deste tijolo.

Rodrigo

Rodrigo

14/09/2012 09:31:45
Incrivel, empresas brasileiras deviam seguir o mesmo caminho, pensar no futuro sustentável e civilizado....não essa bagunça que está!!

Marco Antonio de Castro e Silva Soares

Marco Antonio de Castro e Silva Soares

14/09/2012 08:37:57
Maravilha! Como engenheiro civil e cidadão sempre sonhei em ver todo o lixo, entulho e sucata reciclados, limpando o planeta de todos estes restos nocivos e preservando o meio ambiente. Ótimo começo! Continuemos assim. Parabéns ao casal de empreendedores Luclécio e Marilucy.

Antonio D. Esteves

Antonio D. Esteves

14/09/2012 08:24:10
Excelente contribuição para o meio mbiente. Parabéns!

Eudes Maia

Eudes Maia

14/09/2012 08:12:56
Parabens aos empresários pela inovação tecnológica, pena que o preço final tenha um aumento de 20%. Tudo pelas práticas ecologicamente corretas.

Marcos mow

Marcos mow

14/09/2012 07:28:22
Acho a idéia excelente! "Tijolo ecológico", mas o problema é que o preço de uma prensa manual...a mais simples é quase o valor de um automovel, fica inviavel, é a mania brasileira de querer ganhar tudo de uma vez, ao invés de propagar a idéia, com preços justos e ganhar na quantidade.

Valdemir Silva

Valdemir Silva

14/09/2012 07:15:28
O meio ambiente agradece a esses empreendedores! Pedriam fazer um precinho mais em conta né?

Tiago

Tiago

14/09/2012 06:59:14
Onde acho uma maquina dessa pra comprar?

Elisabete

Elisabete

14/09/2012 06:53:27
O tijolo ecologico é muito bom, pena que é dificil de ser encontrado, mesmo em cidades maiores, pois venho procurando este produto no Vale do Paraiba, mas não se encontra, alé de ser mais resistente, acaba sendo mais economico na obra.

Max F. Ribas

Max F. Ribas

14/09/2012 06:50:58
Parabéns ao casal empresário!