WWF-Brasil mostra projetos de desenvolvimento sustentável em evento internacional

Na BioFach/ExpoSustentat 2007, WWF-Brasil vai prospectar mercados para produtos de origem sustentável da Amazônia e Pantanal, promover palestras ministradas por técnicos que atuam nos projetos de campo e mostrar ações em

  
  

Na BioFach/ExpoSustentat 2007, WWF-Brasil vai prospectar mercados para produtos de origem sustentável da Amazônia e Pantanal, promover palestras ministradas por técnicos que atuam nos projetos de campo e mostrar ações em prol do uso responsável dos recursos naturais

O WWF-Brasil terá um estande na BioFach América Latina /ExpoSustentat 2007, que acontece entre 16 e 18 de outubro no Transamérica Expo, em São Paulo. O evento tem como principal objetivo promover produtos, organizações, iniciativas e projetos comprometidos com a sustentabilidade social e ambiental. Esta é a primeira vez que a ONG ambiental participa da maior feira de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina.

De acordo com a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, políticas de desenvolvimento sustentável têm grande importância na estratégia de trabalho da instituição. "É fundamental assegurar que as gerações atuais tenham alternativas de renda baseadas na utilização responsável dos recursos naturais. Nossa participação nesse evento busca mostrar a empresas e investidores que negócios ambientalmente sustentáveis também podem ser economicamente viáveis", afirma.

Durante os três dias da feira, o WWF-Brasil vai mostrar ao público projetos voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável nos biomas Amazônia e Pantanal. Será apresentada uma série de produtos feitos por comunidades e instituições parceiras, que contam com o apoio do WWF-Brasil para estruturação da cadeia produtiva e prospecção de mercados.

Os visitantes do estande também vão conhecer parcerias entre a instituição e o setor privado, que têm o objetivo de influenciar sistemas produtivos e mercados a adotar boas práticas e a seguir critérios ambientais em suas atividades. Além disso, técnicos do WWF-Brasil, diretamente envolvidos nos projetos de campo do Pantanal e da Amazônia, estarão presentes.

O WWF-Brasil vai mostrar no evento projetos de apoio a cadeias produtivas comunitárias de artesanato em couro de peixe, artesanato em fibras, artesanato indígena, castanha-do-Brasil, couro vegetal, óleo de copaíba, óleos e essências vegetais. O público também conhecerá ações e parcerias voltadas para a pecuária orgânica e o manejo do pirarucu. As iniciativas mostradas estão distribuídas pelos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.

Um dos principais objetivos da instituição na feira é fomentar o estabelecimento de vínculos de mercado entre as comunidades e associações apoiadas pelo WWF-Brasil e empresas e entidades comprometidas com o manejo e consumo responsável.

Durante o evento, técnicos do WWF-Brasil farão ainda palestras e apresentações sobre os temas manejo florestal comunitário na Amazônia, cadeia da carne orgânica no Brasil, fortalecimento de cadeias produtivas de produtos florestais não-madeireiros, Pantanal: natureza, biodiversidade e produção sustentável e manejo do pirarucu na Amazônia.

Serão realizadas ainda demonstrações do processo produtivo de jóias a partir de sementes, cocos e outros ativos florestais, além de artesanato em fibras de palmeiras da Amazônia, realizadas por mulheres de comunidades amazônicas apoiadas pelo WWF-Brasil.

Programação WWF-Brasil na Biofach / Exposustentat 2007

Dia 16/10 - terça-feira
15h30 - no estande do WWF-Brasil
Painel "Manejo florestal comunitário na Amazônia"
Por Ana Euler, coordenadora de Projetos de Manejo Florestal Comunitário
17h - no estande do WWF-Brasil
Lançamento do Catálogo de Produtos Sustentáveis

Dia 17/10 - quarta-feira
11h20 - no auditório da Exposustentat 2007 - sala A
Palestra Oficial "A Cadeia da Carne Orgânica no Brasil"
Por Ivens Domingos, Técnico em Produção Sustentável do Programa Pantanal para Sempre / WWF-Brasil
14h30 - no auditório da Exposustentat 2007 - sala A
Palestra Oficial "Fortalecimento de Cadeias Produtivas de Produtos Florestais Não Madeireiros"
Por Ana Euler, Coordenadora de Projetos de Manejo Florestal Comunitário do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável / WWF-Brasil
15h30 - no estande do WWF-Brasil
Painel "Pantanal: natureza, biodiversidade e produção sustentável"
Por Ivens Domingos, Técnico em Produção Sustentável do Programa Pantanal para Sempre / WWF-Brasil
16h - no estande do WWF-Brasil
Oficina de Biojóias
Com Marilene Damasceno, do Projeto de Assentamento Agroextrativista Santa Quitéria (AC)

Dia 18/10 - quinta-feira
15h30 - Painel "Manejo do pirarucu na Amazônia"
Por Antonio Oviedo, Técnico do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável / WWF-Brasil
16h - no estande do WWF-Brasil
Oficina de materiais em fibras naturais
Com Doraci da Silva, do Projeto de Assentamento Agroextrativista São Luís do Remanso (AC)

Durante todo o dia 18, o WWF-Brasil vai receber participantes da Feira Biofach/Exposustentat 2007 interessados em afiliar-se à ONG brasileira pela conservação do meio ambiente.

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Fonte: Assessoria de Comunicação do WWF-Brasil

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Gutemberg

Gutemberg

19/07/2010 20:34:30
Não vou comentar,mas fazer uma pergunta, o que vocês acham do cultivo macroalgas no litoral cearence e se vocês apoiam esse tipo de projeto?