Destinations2005 e Feira das Américas apresentadas oficialmente no Rio de Janeiro

23 Ago 2005 No dia 16 de agosto, dezenas de autoridades e convidados compareceram ao Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, para a apresentação de dois eventos que, no mês de outubro, farão do Rio o foco das atenções do setor turístico no Brasil e no mun

  
  

23 Ago 2005
No dia 16 de agosto, dezenas de autoridades e convidados compareceram ao Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, para a apresentação de dois eventos que, no mês de outubro, farão do Rio o foco das atenções do setor turístico no Brasil e no mundo. De 24 a 26 de outubro, o Forte de Copacabana será o palco principal do Destinations2005, o segundo Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável. Na seqüência, de 26 a 30 de outubro, o Riocentro vai sediar a Feira das Américas – ABAV 2005, considerado o maior evento do setor turístico do América Latina.

O ministro do turismo, Walfrido dos Mares Guia, convidado especial do evento, ressaltou que o Fórum Mundial de Turismo não é uma iniciativa governamental, e sim da sociedade civil. “O governo é um parceiro. A idéia é formar, ao lado do Instituto de Hospitalidade, que é o parceiro executivo do Fórum, da ONU e de todo o trade do Brasil, uma corrente de dezenas de elos que estão cada vez mais fortes para que nós possamos, através desses eventos, discutir como resolver os problemas brasileiros”, afirmou.

Mares Guia destacou ainda que, durante o Destinations2005, serão apresentados dezenas de casos de todo o mundo de experiências bem sucedidas sobre como promover o desenvolvimento sustentável por meio do turismo.

Sergio Foguel, presidente da Fundação Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável, ressaltou como ponto essencial do Fórum o fato de ser um movimento mundial. `Justamente por isso, ele não pode ser decorrência de apenas um protagonista. O Fórum exige uma sinergia de todos os setores da sociedade`, disse Foguel.

João Martins, presidente da ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens, afirmou que a Semana do Turismo no Rio sinaliza tempos de parceria. “As ações presentes no Fórum serão levadas para as mesas de debate do 33º Congresso da ABAV.”

Já a anfitriã do evento, a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, comemorou a escolha da cidade para os dois eventos, acrescentando que `o turismo não está dissociado do desenvolvimento econômico e da infra-estrutura`. A governadora listou uma série de obras e melhorias em andamento ou concluídas recentemente em seu estado, todas com forte influência sobre o setor turístico.

Também participaram do evento o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla; o vice-prefeito do Rio, Otávio Leite; o secretário municipal de turismo do Rio, Ruben Medina; o secretário estadual do Rio, Sérgio Ricardo de Almeida; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Eraldo Alves; o diretor de Turismo de Lazer e Incentivos da Embratur, Airton Pereira; a secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Maria Luisa Leal; e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Fonte: Destinations 2005

  
  

Publicado por em