Devolvidos á natureza 13 mil filhotes de tracajás e iaças no Acre

A soltura de 13 mil tracajás e iaças, realizada esta semana, é uma ação do Projeto Quelônios (SOS Tracajás & Iaças) implantado no estado do Acre em parceria com o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. O proj

  
  

A soltura de 13 mil tracajás e iaças, realizada esta semana, é uma ação do Projeto Quelônios (SOS Tracajás & Iaças) implantado no estado do Acre em parceria com o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

O projeto é desenvolvido pela AMPLAC - Associação de Moradores de Plácido de Castro, envolvendo 150 famílias. O trabalho realizado pela comunidade assegura que mais de 60% dos ovos depositados nas praias brasileiras e bolivianas da região do rio Abunã eclodam, garantindo a sobrevivência dos quelônios.

`É a maior média de todo o país e isso mostra que quando a comunidade está envolvida, tudo é possível`, disse o gerente executivo do Ibama no Acre, Anselmo Forneck. Para o coordenador do projeto, Abraão Libdy Kerdy, manter a comunidade envolvida no projeto é um dos grandes desafios.

`Eu tento me dedicar ao máximo, não apenas para conseguir bons resultados, mas porque eu sei que estamos defendendo a perpetuação de duas espécies importantes para a região, e quase em extinção`.

A soltura foi acompanhada pelo governador Jorge Viana e pelo senador Tião Viana. O governador prometeu intensificar o apoio, além do que já é feito pelo IMAC - Instituto do Meio Ambiente do Acre e pela SEMA - Secretaria de Meio Ambiente do Acre.

`É empolgante participar dessa soltura, onde a comunidade não espera pelo poder público e se mobiliza mostrando toda sua força`, disse Viana.

Fonte: AssCom Ibama

  
  

Publicado por em