Dia Internacional das Montanhas - Brasil

http://www.jornaldomeioambiente.com.br/fotos/dia_montanha.jpg http://www.jornaldomeioambiente.com.br/imagens/1px.gif No Dia Internacional das Montanhas (11 de dezembro) a capital brasileira foi palco de reunião para discutir a inserç&a

  
  

http://www.jornaldomeioambiente.com.br/fotos/dia_montanha.jpg

http://www.jornaldomeioambiente.com.br/imagens/1px.gif

No Dia Internacional das Montanhas (11 de dezembro) a capital brasileira foi palco de reunião para discutir a inserção do tema Conservação da Biodiversidade dos Ecossistemas de Montanhas nas Políticas Nacionais de Áreas Protegidas e de Biodiversidade. O encontro aconteceu na sede do Ibama, contando com a presença do Dr. Paulo Kageyama (MMA/DCBio), Luis Felipe Cesar (Agencia do Meio Ambiente de Resende e Rede Montanhas Brasil), Ernesto Castro (Ibama), Camila Rodrigues (MMA/DAP) e Marina Landeiro (MMA/DCBio).

Durante o encontro também foi apresentado o relatório do I Encontro de Parques Nacionais de Montanha, realizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, RJ, de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2006, cujas conclusões apontam para a instituição de uma comissão para os Ambientes de Montanhas como grupo embrionário do Comitê Nacional para os Ambientes de Montanhas. A criação do comitê foi proposta em 2002, Ano Internacional das Montanhas, quando foi iniciado o programa de mobilização nacional para este ecossistema.

A reunião decidiu pela criação de um Grupo de Trabalho ligado ao MMA, cujo objetivo será propor a estrutura e as diretrizes de ação para o Comitê Nacional. Entre as primeiras tarefas do GT, estará a definição e delimitação das áreas de montanha do Brasil.

As próximas atividades internacionais sobre o tema incluem encontros da Aliança para as Montanhas, previsto para abril, na Argentina, e de áreas protegidas e municípios de montanha da América Latina, em junho, no Parque Nacional do Itatiaia.

  • foto: Paulo Kageyama, Camila Rodrigues, Marina Landeiro, Ernesto Castro e Luis Felipe Cesar

Fonte: www.montanhasbrasil.org.br

  
  

Publicado por em