Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em vários estados

O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado hoje (5) pelo governo e por entidades da sociedade civil em diversos estados. O presidente da República em exercício, José Alencar, participa de uma cerimônia às 1

  
  

O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado hoje (5) pelo governo e por entidades da sociedade civil em diversos estados.

O presidente da República em exercício, José Alencar, participa de uma cerimônia às 11h no Palácio do Planalto. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estará presente e deverá lançar a 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Já os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aproveitam a data para protestar contra a Medida Provisória 366/07, que desmembra a instituição e cria o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia federal responsável por executar ações da política nacional de unidades de conservação da natureza.

Às 9h30, os manifestantes devem sair em passeata da Catedral até o Ministério do Meio Ambiente, onde realizam ato de protesto. Depois, seguem até o Congresso Nacional, onde devem realizar outro ato.

Em frente ao Congresso, devem ser colocados 5 mil balões pela organização não-governamental WWF-Brasil. O objetivo é alertar governos, empresas e sociedade civil para o desafio das mudanças climáticas. O fenômeno é causado, principalmente, pelo acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera. Os balões são para representar 6 milhões de toneladas diárias de gases emitidos pelo Brasil.

Também na capital federal, o Instituto Brasília Ambiental (IBA) realiza a Operação SOS Lago. A ação é a primeira desenvolvida pelo órgão, criado recentemente para controlar e fiscalizar o manejo dos recursos ambientais e hídricos do DF. O objetivo é detectar possíveis irregularidades nos postos de combustíveis destinados a abastecer embarcações e no lançamento de dejetos pelos esgotos clandestinos em volta do Lago Paranoá.

Os Correios também participam das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A partir de hoje, serão emitidos selos especiais para lembrar a importância do patrimônio natural existente no litoral brasileiro. São desenhos de três espécies de conchas marítimas: Cochlespira elongata, Charonia variegata e Chicoreus beauii.

Em Manaus, a Petrobras lançará, às 19h, o Centro de Excelência Ambiental da Petrobrás na Amazônia (Ceap), uma iniciativa que vai unir conhecimento científico à responsabilidade social e ambiental necessários à atuação sustentável da companhia na região. O evento deve contar com a presença da ministra Marina Silva.

No Rio, a Petrobras inicia o plantio das primeiras 2.500 mudas do Corredor Ecológico do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A cerimônia será às 14h.

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em