Dia Nacional do Campo Limpo mobilizará 21 Estados brasileiros

No dia 17 de agosto, as centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de 21 Estados do Brasil realizarão atividades para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo. As comemorações têm como objetivo

  
  

No dia 17 de agosto, as centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de 21 Estados do Brasil realizarão atividades para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo.

As comemorações têm como objetivo demonstrar o exemplo de conscientização adotado pelo produtor rural brasileiro e celebrar os ótimos índices obtidos pelo sistema de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas, por meio do trabalho integrado realizado pelos elos da cadeia produtiva agrícola (agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição, cooperativas e poder público).

As comunidades do entorno das centrais de recebimento de embalagens dos 95 municípios envolvidos nas comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo também irão conhecer os índices alcançados pelo sistema, que fazem do Brasil o país que mais destina embalagens vazias em todo o mundo.

Neste ano, participam centrais de recebimento do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, e Tocantins. Essas centrais tiveram três modalidades de comemorações para escolher: Dia de Portas Abertas, visitas a escolas ou atividades para a comunidade (fora das instalações das unidades de recebimento).

Comemorado pelo terceiro ano consecutivo, o Dia Nacional do Campo Limpo é uma iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e tem o apoio da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O evento é realizado pelas associações, cooperativas agrícolas e instituições gerenciadoras das Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias. As empresas fabricantes de produtos fitossanitários associadas ao inpEV também apóiam e participam ativamente das comemorações por todo o Brasil.

Em 2006, o Dia Nacional do Campo Limpo mobilizou ao todo 73 centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de 18 Estados brasileiros. Os eventos realizados em todo o Brasil reuniram mais de 38.200 pessoas, acima do dobro do ano anterior (2005), quando a data, comemorada pela primeira vez, mobilizou 40 centrais de recebimento e reuniu cerca de 11.300 pessoas.

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.

A lei atribui a cada elo da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e órgãos governamentais) responsabilidades que possibilitam o funcionamento do Sistema de Destinação de Embalagens Vazias.

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 64 empresas e sete entidades de classe do setor agrícola como associadas.

Fonte: LVBA Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em