Diretrizes recomendam integração de prefeituras na região de Visconde de Mauá

Três secretarias municipais de meio ambiente estiveram presentes à reunião do Programa de Gestão Sócio Ambiental na Mantiqueira realizada em Maringá no dia 18 de julho: Alfredo Carvalho, Marcellus Naif Francis e André Pinhel, representando respectivamente

  
  

Três secretarias municipais de meio ambiente estiveram presentes à reunião do Programa de Gestão Sócio Ambiental na Mantiqueira realizada em Maringá no dia 18 de julho: Alfredo Carvalho, Marcellus Naif Francis e André Pinhel, representando respectivamente Bocaina de Minas, Itatiaia e Resende.

A Secretaria de Planejamento de Resende também esteve presente, representada por José Carlos Andrade. Esta reunião definiu as diretrizes básicas para as áreas de meio ambiente e ocupação do solo na região.

Entre as diretrizes aprovadas por representantes das comunidades está a de implantar um núcleo de gerenciamento integrado, com a participação das três Prefeituras e demais órgãos públicos atuantes na região.

A preocupação com a integração do Poder Público tem sido uma constante em todas as reuniões do Programa. Outras diretrizes importantes, como proteger e conservar recursos hídricos; mapear e demarcar nascentes; realizar um projeto de rede de abastecimento de água; implementar um projeto de conservação das nascentes e realizar um plano de suporte demográfico e ocupacional (população residente e flutuante) auto-sustentável. (capacidade de carga) foram apontadas como prioritárias pelos participantes.

Para a comerciante Cristina Ayres Braga, moradora há 18 anos na região, o Programa de Gestão Sócio Ambiental veio dar uma esperança nas ações de preservação e conclui: O Programa está se cercando de profissionais competentes e isso passa credibilidade.

A próxima reunião, que acontecerá no dia 04 de agosto, às 19 horas, em Mauá, terá como tema: Água, Abastecimento e Mata Ciliar. Para o encontro, além de secretários municipais, estão convidados representantes do Ceivap e da Resende Águas.

O Programa de Gestão Sócio-ambiental na Mantiqueira – microbacia do alto Rio Preto, em Visconde de Mauá, é uma iniciativa da Crescente Fértil, em parceira com Associação Nova Terra, Instituto Ideas, Mauatur e outras organizações.

O projeto conta com financiamento do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), apoio da Ashoka Empreendedores Sociais, do Ibama – APA Mantiqueira, Serla e das prefeituras de Bocaina, Itatiaia e Resende.

Fonte: Crescente Fértil

  
  

Publicado por em