Discovery Channel mostra as arrojadas expedições que rastreiam os vulcões ativos

De acordo com os cientistas, atualmente há pelo menos meia dúzia de vulcões prontos para entrar em erupção a qualquer momento. Apesar da ameaça constante que representam, cada vez mais pessoas –cerca de cinco milhões – vivem à sombra de suas e

  
  

De acordo com os cientistas, atualmente há pelo menos meia dúzia de vulcões prontos para entrar em erupção a qualquer momento. Apesar da ameaça constante que representam, cada vez mais pessoas –cerca de cinco milhões – vivem à sombra de suas encostas.

No domingo, dia 25 de maio às 21:00 (horário de Brasília), o Discovery Channel aborda este tema no especial `Terra em Erupção`. A atração será reprisada na quarta-feira 28 de maio, às 20:00.

A produção mostra como um grupo de especialistas em atividade vulcânica está trabalhando contra o tempo com o objetivo de desenvolver novas ferramentas para prever erupções.

A programação leva os telespectadores ao interior das mais voláteis fornalhas do planeta,revelando os equipamentos disponíveis para determinar quando os vulcões ativos derramarão suas lavas.

Utilizando-se de impressionantes cenas de erupções vulcânicas em conjunto com imagens computadorizadas,`Terra em Erupção `acompanha os especialistas Peter Hall e Patty Mothes, do Instituto Geofísico do Equador. Eles monitoram o vulcão Tungurahua – “O Gigante Negro” – há 30 anos.

Recentemente, o Tungurahua deu sinal de vida e ameaçou o povoado de Baños, situado em sua base, expelindo rochas vulcânicas. Hall e Mothes detalham como sobreviver ao fluxo dessas rochas. Eles explicam que é preciso manter distância do caminho da avalanche de lava, tendo uma ou mais rotas de evacuação
planejadas.

Durante o programa, outro estudioso, o professor de geologia Michael Sheridan, sobrevoa o Tungurahua na tentativa de captar dados de sua cratera por intermédio de um novo sistema óptico.O instrumento processa imagens dos diferentes tipos de solo do vulcão, produzindo uma espécie de fotografia geológica tridimensional. Com estes dados, Sheridan mapeia as prováveis rotas das rochas vulcânicas.

`Terra em Erupção` revela como este recurso possibilita a Hall e Mothes atualizar o plano de evacuação e testá-lo com sucesso.Os telespectadores tambem acompanham o cientista Jonathan Lees, especialista em geofísica,sismologia e vulcanologia, enquanto ele escala os flancos do ruidoso Tungurahua para instalar um punhadode microfones próximo à cratera.

A partir de sua análise, conclui-se que os sinais sísmicos do vulcão confirmam o que já era esperado: o Tungurahua está se preparando para explodir.

`Terra em Erupção`também vai a Montserrat, no Caribe, onde o vulcão Soufriere Hills, em erupção desde 1995, serve como referência mundial para pesquisas. Os telespectadores testemunham o especialista Richard Herd em sua perigosa missão a bordo de um helicóptero. Seu objetivo é aterrissar nas proximidades da cratera do Montserrat e, em apenas cinco minutos, instalar uma nova câmera digital em sua borda. Espera-se que, com isso, seja possível prever quais direções as próximas explosões irão tomar.

Discovery Channel Latin America/Iberia é um canal de televisão a cabo e por satélite que oferece uma programação de documentários de alta qualidade, 24 horas por dia, nas áreas de ciência, tecnologia,natureza, aventura humana e cultura mundial.

O Discovery Channel é o maior produtor e consumidor de documentários do mundo, reconhecido como sinônimo de excelência em entretenimento baseado na vida real.

Fonte: The Jeffrey Group Brasil

  
  

Publicado por em