Eclipse lunar total será visível amanhã em todo Brasil

São Paulo - O primeiro eclipse lunar total do ano será visível amanhã em todo o Brasil. Pouco depois da Lua nascer, o fenômeno poderá ser observado em qualquer local com boa visibilidade por volta das 18h35. Entre

  
  

São Paulo - O primeiro eclipse lunar total do ano será visível amanhã em todo o Brasil. Pouco depois da Lua nascer, o fenômeno poderá ser observado em qualquer local com boa visibilidade por volta das 18h35. Entre 19h44 e 20h57, ela estará completamente encoberta pela sombra da Terra.

O fenômeno será um bonito espetáculo, pois a Lua ficará escura com um tom avermelhado, quase desaparecendo. De acordo com o professor Roberto Costa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP), isso se deve à passagem da luz solar pela atmosfera terrestre.

“A Lua ficará mais escura, quase avermelhada, por conta do pouco de luz que atravessará a atmosfera terrestre”, diz Costa. Ele explica que, para os eclipses lunares ocorrerem, o Sol, a Terra e a Lua devem estar alinhados e em um mesmo plano. “O fenômeno apenas pode ocorrer durante os períodos de Lua cheia.”

Às 22h11, ela deixará a sombra da Terra, terminando o eclipse parcial e visível a olho nu. (Emílio Sant’Anna)

  
  

Publicado por em