Eco-Cidadão realiza campanha em padarias de Macaé/RJ

Em Macaé (RJ), consumidor consciente colabora contra o desperdício, contribuindo para a redução do lixo gerado na cidade, minimizando, assim, impactos ambientais. A novidade faz parte da mais recente campanha educativa Eco-Consumidor, do Programa Eco-Cida

  
  

Em Macaé (RJ), consumidor consciente colabora contra o desperdício, contribuindo para a redução do lixo gerado na cidade, minimizando, assim, impactos ambientais. A novidade faz parte da mais recente campanha educativa Eco-Consumidor, do Programa Eco-Cidadão.

Direcionada às padarias e seus clientes, visa a incentivar o consumo responsável e a formação de novos hábitos nos cidadãos.

Na campanha, as pessoas que dispensam a sacola da padaria e acondicionam suas compras em embalagem própria, têm desconto ou ganham brindes, definidos pelo estabelecimento.

“O objetivo é a mudança nos padrões de consumo, estimulando a reutilização e combatendo o desperdício, através de atitudes simples adotadas no cotidiano”, explica a coordenadora do Programa, Marielza Cunha Horta.

Iniciada no dia 7 de janeiro, a campanha já conta com a adesão de algumas padarias. Os mobilizadores do Programa estão visitando estabelecimentos do Centro, Praia de Cavaleiros, Parque Aeroporto e Botafogo, sensibilizando os proprietários e explicando os objetivos da campanha. A receptividade tem sido muito boa e a expectativa é alcançar a participação de mais estabelecimentos e consumidores.

O Programa Eco-Cidadão atua em Macaé, desde 1997, em parceria com a prefeitura, e vem alcançando resultados significativos que refletem diretamente na melhoria da qualidade do ambiente e de vida da população.

Através do envolvimento da sociedade, unindo esforços comuns, o Programa tem como valores a solidariedade, o respeito aos bens coletivos, a inclusão social e a preservação ambiental.

Como resultados concretos da implantação do Programa Eco-Cidadão em Macaé, a população deixou de descartar 6 toneladas e 700 kg de lixo por dia nas vias públicas centrais da cidade.

Na orla marítima, o lixo descartado diminuiu em duas toneladas diárias e nas vias de penetração, o lixo descartado diminuiu em 700 kg por semana. Os dados, de dezembro de 2004, são da Construtora Zadar, que presta serviços de limpeza pública para a Prefeitura de Macaé.

Fonte: AssCom Programa Eco-Cidadão

  
  

Publicado por em