Eco-Foz 2008 será apresentado em audiência pública em Brasília

FOZ DO IGUAÇU - O projeto Eco-Foz 2008 será apresentado nesta quarta-feira (14)em Brasília, durante audiência pública da Subcomissão Permanente de Acompanhamento do Regime Internacional sobre Mudanças Clim&a

  
  

FOZ DO IGUAÇU - O projeto Eco-Foz 2008 será apresentado nesta quarta-feira (14)em Brasília, durante audiência pública da Subcomissão Permanente de Acompanhamento do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas, vinculada à Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Vão acompanhar a audiência o secretário da Rio + 15, Eduardo Luiz Silva, e o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, que está na capital federal cumprindo extensa agenda de compromissos junto a diversos ministérios.

O convite para apresentação oficial do projeto no Congresso Nacional foi feito pelo presidente da subcomissão pelo senador Fernando Collor, presidente, para participar da audiência pública a ser realizada por aquela subcomissão.

O secretário Eduardo Luiz Silva apresentou o projeto Ecofoz em um encontro no gabinete do senador Fernando Collor, acompanhado do presidente do PTB, Roberto Jefferson, e do presidente do diretório municipal do partido em Foz do Iguaçu, vereador Neuso Rafain.

De acordo com Eduardo, a prefeitura de Foz do Iguaçu criou uma secretaria extraordinária para viabilizar a realização do evento, que tem como objetivo buscar saídas para os grandes problemas ambientais e climáticos que assolam o planeta nos últimos tempos. “É uma tentativa de se sair da palavra para a ação”, explicou o secretário.

A idéia da realização da Ecofoz agradou ao senador Fernando Collor, que apresentou na quinta-feira requerimento convidando o físico José Goldemberg para a primeira audiência pública da Subcomissão Permanente de Acompanhamento do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas.

Goldemberg foi o coordenador da participação brasileira na Rio-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada durante o mandato de Collor à frente da Presidência da República. Fernando Collor quer que o secretário do MJT apresente e coloque em discussão sua proposta de realização da Ecofoz durante a audiência pública da Subcomissão, já que a mesma reunirá cientistas, ecologistas e autoridades envolvidas com a área do meio ambiente.

Para o secretário Eduardo Luiz, a participação na audiência pública será uma grande oportunidade para se angariar o apoio de pessoas envolvidas com o setor para um evento que visa dar continuidade às discussões iniciadas no Rio de Janeiro, em 1992.

“Fiquei muito satisfeito com o convite formulado pelo senador, já que nós poderemos difundir a idéia da realização deste grande evento internacional que é a Ecofoz, assim como ouviremos outras propostas que venham a contribuir para o aprofundamento da discussão sobre temas tão importantes como clima, meio ambiente, ecologia e sustentabilidade”, disse Silva.

Fonte: ABN - Agência Brasileira de Notícias

Brasília

  
  

Publicado por em