Ecologia interna e externa proporciona uma vida mais saudável

Para desenvolver uma consciência ambiental ativa e proporcionar o bem-estar das pessoas e da Terra, o Instituto Visão Futuro realizou nos dias 28 e 29 de junho (sábado e domingo), palestras e vivências que trazem soluções práticas sobre o conceito de ecol

  
  

Para desenvolver uma consciência ambiental ativa e proporcionar o bem-estar das pessoas e da Terra, o Instituto Visão Futuro realizou nos dias 28 e 29 de junho (sábado e domingo), palestras e vivências que trazem soluções práticas sobre o conceito de ecologia interna e externa, incluindo o de Ecovilas.

As palestras ministradas pela psicóloga e antropóloga Dr. Susan Andrews, pelo engenheiro Niels Gudme e pelo arquiteto Marcelo Bueno, abordaram, respectivamente, os seguintes temas: “Comunidades Cooperativas Regidas pelo Coração”, “Ecovilas: Resgatando a Economia Social” e “Tratamento Ecológico de Água e Esgoto”.

Há aproximadamente 40 anos o conceito de Ecovilas surgiu na Escócia, e desde então, difundiu-se por todo o mundo, ganhando força na década de 80.

A Ecovila funciona como uma comunidade auto-sustentável, que pode abrigar de 20 a 2.000 pessoas, unidas por um propósito comum, que incorpora aspectos ambientais, sociais, econômicos e espirituais. Ela pode ser rural ou urbana, com alta ou baixa utilização de tecnologia, dependendo das circunstâncias.

De acordo com a GEN - Global Ecovillages Network - existem cerca de 15 mil Comunidades Intencionais espalhadas pelo mundo que abrigam por volta de 1 milhão de pessoas. No Brasil, há aproximadamente 30 iniciativas dessa natureza.

O Parque Ecológico Visão Futuro é uma comunidade baseada nesse conceito e tem como proposta principal a união de uma espiritualidade científica com a práxis ecológica e a reforma social.

O programa inclui imersão total no modo de vida e na filosofia discutidos e ensinados durante as palestras, incluindo alimentação orgânica e hospedagem dentro do próprio Parque. A intenção é proporcionar a convivência harmoniosa com a natureza, criando a visão futura de uma sociedade mais coesa e solidária.

Fonte: Instituto Visão Futuro

  
  

Publicado por em

Delson nunes caldas

Delson nunes caldas

09/05/2010 16:52:17
Bem, falar em ecologia é mexer comigo. O que mais me preocupa nisso tudo no entanto é que apesar de sabermos que estamos acabamdo com o planeta, não estamos fazendo nada para conter o crescimento indiscriminado, desordenado e não planejado da população mundial.

Acredito que se não tomarmos providencias imediatas, não teremos uma futura geração feliz, mas sim infeliz por ter que presenciar a morte de seus ente queridos de maneira consciente pela preservação dos que serão escolhidos.

Minha visao de ecologia hoje é que: O PLANETA NAO ESTÁ PRECISANDO DE MAIS QUANTIDADE E SIM DE QUALIDADE DE VIDAS.