EcoViagem participa de encontro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental

O EcoViagem esteve presente no II Encontro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), ocorrido na sede da Ação Educativa, em São Paulo. Organizado por membros da RBJA com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP), o encont

  
  

O EcoViagem esteve presente no II Encontro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), ocorrido na sede da Ação Educativa, em São Paulo. Organizado por membros da RBJA com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP), o encontro foi dividido em duas partes, e contou com cerca de 80 participantes de diferentes áreas de atuação em Meio Ambiente.

A primeira parte do encontro foi dedicada ao debate sobre “A Política Ambiental do Governo Lula”, aberto para diferentes setores da sociedade, e contou com a participação de Cláudio Langone, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente; Adalberto Wodianer Marcondes, diretor de redação da Agência Envolverde e editor no Brasil do projeto Terramérica do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e Mário Mantovani, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica.

Após as discussões e os convidados responderem as questões da platéia, que trataram de temas como a transposição de águas do rio São Francisco, transgênicos, entre outros, foi iniciada a segunda parte do encontro, dedicada às discussões para a criação de um Núcleo Paulista de Jornalistas Ambientais.

Para essa rodada foi convidado o jornalista Juarez Tosi, fundador do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ), que há 14 anos reúne jornalistas e outros membros da sociedade para debater assuntos ligados às comunicações e à questão ambiental.

O secretário Langone declarou, durante sua palestra, que o Ministério do Meio Ambiente pretende dar total apoio à formação de núcleos regionais de Jornalismo Ambiental, tendo em vista que a comunicação é um dos principais meios para que a sociedade se conscientize acerca das questões ambientais e seu envolvimento com as mesmas.

Após o encontro foi formado um grupo de discussões entre os jornalistas paulistas interessados, que pretende viabilizar e acelerar a formação do Núcleo de São Paulo.

  
  

Publicado por em