Edifício sede da Nossa Caixa recebe recomendação para a certificação ISO 14001

O edifício Altino Arantes, sede do Banco Nossa Caixa, recebeu na última terça-feira, 25/9, recomendação para ser certificado pela ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O prédio, localizado na rua XV

  
  

O edifício Altino Arantes, sede do Banco Nossa Caixa, recebeu na última terça-feira, 25/9, recomendação para ser certificado pela ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O prédio, localizado na rua XV de Novembro, centro de São Paulo, foi premiado pelo comprometimento de seus funcionários com as práticas ambientais adotadas pelo banco. A indicação foi feita pela empresa BSI Management Systems – responsável pela auditoria e certificação. A Nossa Caixa é o primeiro banco público do Brasil a conseguir essa recomendação.

“A Nossa Caixa acredita que proteger o meio ambiente é preservar o futuro. Por isso, incentiva a interação dos seus funcionários com os clientes, fornecedores e comunidades para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo e do Brasil”, afirma o presidente da Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos.“Com a certificação, todos os nossos interlocutores poderão perceber que somos uma instituição preocupada com a sustentabilidade”.

Para receber a recomendação à certificação ISO 14001, o edifício da Nossa Caixa passou por avaliação de auditores da BSI. Foram analisadas a Política Ambiental do banco e o envolvimento dos funcionários às práticas ecologicamente sustentáveis, entre elas a coleta seletiva e a redução do consumo de água encanada, energia elétrica e papel impresso.

O auditor líder da BSI, Valdemir Celso de Oliveira, foi responsável por anunciar a indicação da Nossa Caixa à certificação ISO 14001 em reunião entre o presidente do banco, diretores e gerentes de departamentos. “Não foi constatada nenhuma não-conformidade à certificação e as pessoas entrevistadas demonstraram bastante envolvimento e entusiasmo, o que é muito gratificante”, relatou Oliveira.

O próximo passo para que o banco receba o certificado será a validação da recomendação feita pela BSI por um órgão “acreditador” que, no caso da Nossa Caixa, deverá ser a ANAB (Accredits Management Systems Certification). Esse processo deve demorar no máximo 30 dias. A partir daí, a Nossa Caixa poderá utilizar o selo de certificação ISO 14001.

A Nossa Caixa investe em programas socioambientais para preservar o meio ambiente desde 2003. Na época, o Sistema de Gestão Ambiental da instituição era vanguarda entre os bancos. Entre as ações adotadas pelo SGA da Nossa Caixa, estão: coleta seletiva de resíduos sólidos para reciclagem em nove prédios da administração central em São Paulo; programa especial de coleta de lâmpadas fluorescentes, com descontaminação do mercúrio e reaproveitamento dos seus componentes na fabricação de novos produtos; programa especial de coleta de cartuchos de tonner; incorporação do uso de papel reciclado na impressão de documentos; edição e distribuição de mais de 100 mil folders educativos; programa de monitoramento e controle da qualidade do ar interno e programa de prevenção de riscos ambientais.

“Ao conquistar a ISO 14001 no seu edifício-sede, a Nossa Caixa assegura a seriedade e o seu compromisso com as questões ambientais, pois certificar o SGA de um prédio com mais de 60 anos de existência é uma demonstração de que é possível agir no presente visando preservar o futuro”, afirma o engenheiro Nelson Ramos dos Santos, coordenador de processos da Nossa Caixa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nossa Caixa

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em