Editora Unesp lança a obra literária `Flora e Fauna`

A valorização do meio ambiente tem múltiplas dimensões, do ativismo ecológico à pesquisa científica. Em relação a este último aspecto, a abordagem inter e transdisciplinar é cada vez mais importante para se dar conta do enorme objeto de estudo que é a vid

  
  

A valorização do meio ambiente tem múltiplas dimensões, do ativismo ecológico à pesquisa científica. Em relação a este último aspecto, a abordagem inter e transdisciplinar é cada vez mais importante para se dar conta do enorme objeto de estudo que é a vida em nosso planeta.

Flora e fauna: Um dossiê ambiental reúne especialistas em zoologia, microbiologia, bioquímica, biologia, medicina, engenharia florestal, botânica e educação.

Resultado dos Simpósios Flora, Fauna e Ambiente de Botucatu, realizados em 1999 e 2000, o objetivo do livro é divulgar para o público leigo as pesquisas científicas que se realizam na área.

Além do papel de coleta e classificação das informações, os estudos constantes desta coletânea buscam contextualizar estes dados e interpretá-los de acordo com a
complexidade dos fenômenos.

A amplitude das áreas de atuação reflete-se na diversidade dos temas.Há, por exemplo, estudos sobre questões geológicas, da fauna de morcegos e anfíbios e a ocorrência de fungos em florestas, todos focados na
região de Botucatu, São Paulo.

Outros trabalhos abrangem uma área geográfica de estudos mais ampla, como o que analisa as bases de sustentabilidade do cerrado como formação vegetal e outro que trata do papel da mata ciliar na qualidade das águas dos rios.

Em comum, todos trazem reflexões sobre a questão da responsabilidade em relação ao meio ambiente, oferecendo aos atuais debates que acontecem na sociedade como um todo o conhecimento científico e as informações sobre os trabalhos desenvolvidos na
Universidade.

Sobre os autores :

Wilson Uieda é doutor em Ecologia (Unicamp – SP) e pós-doutorado em Ecologia de Sistemas (Cornell University – EUA) e em Conservação de Espécies (INPA-AM). Atualmente, divide seu tempo entre a docência na UNESP, câmpus de Botucatu – SP, e a pesquisa de campo no Norte do Brasil.

Lucia Maria Paleari é bacharel e licenciada pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas da UNESP, câmpus de Botucatu – SP, mestre e doutora em Ecologia pela Unicamp - SP.

Desde1997, é docente na disciplina de Prática de Ensino, na UNESP, câmpus de Botucatu, onde coordena o projeto interdisciplinar Colorir, dedicado a crianças e adolescentes que residem nas proximidades do câmpus. Publica, pela Editora da UNESP, em co-autoria com a bióloga Adelidia Chiarelli, a coleção infanto-juvenil Ciência e Cidadania.

Fonte: Pluricom Comunicação Integrada

  
  

Publicado por em

KARINA

KARINA

31/10/2008 16:53:26
EU ACHO LINDO UM ESPETACULO.