Alunos participam de atividades que visam à conscientização ambiental

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, o Colégio Santo Américo elaborou uma série de atividades com seus alunos, visando sensibilizá-los quanto às questões ambientais e, ao mesmo tempo, promover a interdisciplinaridade. Assim como outras iniciativa

  
  

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, o Colégio Santo Américo elaborou uma série de atividades com seus alunos, visando sensibilizá-los quanto às questões ambientais e, ao mesmo tempo, promover a interdisciplinaridade.

Assim como outras iniciativas que fazem parte do projeto de Educação Ambiental da escola, os projetos têm como foco principal apresentar a crianças e adolescentes novos valores de ver e estar no mundo, contribuindo com a mudança de paradigmas.

Os estudantes da 6ª série do Ensino Fundamental farão visitas ao Centro de Operações da Ecovias e ao Acquamundo, localizados na Baixada Santista.

Na ocasião, as crianças vão observar a biodiversidade da Mata Atlântica e analisar os impactos da construção da Rodovia dos Imigrantes nesse ecossistema.

As turmas da 1ª série do Ensino Fundamental estarão envolvidas com o Projeto Sementes do Amanhã, que prevê o plantio de sementes na Cela São José, situada em Itapecerica da Serra.

Já a 5as e 7as séries vão entrevistar a escritora Patrícia Secco, autora do livro “O Livro de Gaia: uma Pequena Lição de Amor”, que conta as aventuras de uma adolescente e sua percepção de como o homem se relaciona com a natureza.

Além desses projetos, estão previstas também exposições de terrários, cartazes e pôsteres. Um dos temas enfocados será a importância de atitudes responsáveis quanto ao consumo de água. E, para fazer com que essas iniciativas extrapolem a Semana do Meio Ambiente, os alunos vão trabalhar conceitos como preservação, reciclagem, disposição do lixo, desmatamento e queimadas em locais freqüentados por todos os colegas, professores e funcionários, como o refeitório e os corredores.

“O projeto de Educação Ambiental que desenvolvemos no Santo Américo busca a identificação e a solução para os problemas causados ao meio ambiente pelo ser humano.
Ano a ano fazemos o diagnóstico dessa situação e implementamos ações que permitam à comunidade do colégio vivenciar a problemática ambiental”, comenta Maria Emília Cavalcanti de Faria Vieira, supervisora do departamento de Ciências e responsável pela Gestão Ambiental no Santo Américo.

Sobre o Colégio Santo Américo :

Fundado em 1951 e mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o Colégio Santo Américo adota um dos sistemas educacionais mais avançados do mundo, utilizados em países da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania: o período integral. Este é um de seus seis pilares e que permite o pleno desenvolvimento dos demais: o pedagógico, o religioso, o esportivo, o artístico e a responsabilidade social.

Por ser um colégio católico e beneditino, o Santo Américo prioriza, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, e de uma forma personalizada, a transmissão de valores religiosos e humanistas, cujo objetivo é a formação integral do aluno, para que se torne um indivíduo ético, com ampla consciência de cidadania e responsabilidade social.

Essa preocupação está presente na rotina da instituição desde a década de 60, quando o Mosteiro São Geraldo, mantenedor do colégio, iniciou as Obras Sociais com as comunidades carentes próximas, e muito antes do tema responsabilidade social ganhar o status atual. Esta está presente nos 1.500 anos da Ordem de São Bento, à qual o Mosteiro pertence.

Por outro lado, o colégio oferece a seus alunos um alto nível, tanto de formação quanto de informação, para a excelência acadêmica, visando prepará-los, em última instância, para os exames vestibulares das melhores faculdades.

Para tanto, investe constantemente na capacitação do corpo docente e em modernas tecnologias aplicadas à educação, que englobam, entre outros, uma infra-estrutura de informática, robótica e também laboratórios científicos com recursos de última geração.

Fonte: Accesso

  
  

Publicado por em