“Ao consumir um produto se consome junto o seu Ciclo de Vida, da produção à destinação final”

Num momento em que se discute o papel de cada cidadão na busca pelo desenvolvimento sustentável, quais mecanismos auxiliam, de fato, neste processo?

  
  
Modificar hábitos de consumo, como economizar água, energia e evitar o consumo por impulso, por exemplo, são alternativas importantes para diminuir as Pegadas Ecológicas

Num momento em que se discute o papel de cada cidadão na busca pelo desenvolvimento sustentável, quais mecanismos auxiliam, de fato, neste processo? Modificar hábitos de consumo, como economizar água, energia e evitar o consumo por impulso, por exemplo, são alternativas importantes neste sentido. Mas, mesmo com a redução do desperdício, ainda é necessário que exista a produção de uma porção de coisas. Não devemos propor um novo modo de vida, simplória e totalmente alternativa, mas sim tornar as escolhas mais conscientes e eficientes. Como avaliar impactos ambientais, sociais e econômicos de um produto de maneira a auxiliar o consumidor na sua escolha?

Como Centro de Excelência em Gestão da Socioecoeficiência e Educação para a Sustentabilidade, a Fundação Espaço ECO (FEE), por meio dos seus estudos e do conhecimento acumulado, visa auxiliar o consumidor a tornar suas atitudes do dia a dia mais conscientes. Ao fazer uma compra, por exemplo, o consumidor deve estar atento a toda a história do produto escolhido, do começo ao fim.

Para isso, existem as ferramentas de Análise de Ecoeficiência e Socioecoeficiência, capazes de reunir todos os impactos do Ciclo de Vida de um produto, desde a extração da matéria-prima até sua disposição final ou reuso, para que o consumidor possa, assim, comparar diferentes alternativas para produtos com a mesma função.

Fonte: Lead Comunicação

  
  

Publicado por em