Artista plástico brasileiro inaugura mural público em Nova Iorque enfocando o aquecimento global

Este é o 272º projeto da CITYarts, entidade que há mais de 40 anos envolve a comunidade no cuidado com os espaços públicos e produção de arte na Cidade.

  
  

Entre junho e dezembro de 2008, o artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos, Duda Penteado, liderou um grupo de 25 adolescentes, moradores do bairro nova-iorquino do Brooklyn e uma equipe de voluntários de diversas instituições como a Goldman Sachs, Comunnity Team Works e Crown Heights Comunnity Mediation Center na produção de um mural para a fachada do St. John’s Recreation Center.

Partindo do aquecimento global, tema escolhido pela CITYarts, Duda Penteado procurou envolver e conscientizar os jovens, todos entre 13 e 18 anos, utilizando filmes, livros, visitas a museus e workshops técnicos.

O resultado é o mural de 30X21 metros nomeado Nature is love on earth, que será inaugurado no dia 28 de abril na presença do diretor dos Espaços Públicos & Parques de Nova Iorque, Adrian Benape, e do consul Geral do Brasil em Nova Iorque, ministro Claudio Frederico de Matos Arruda.

Este é o 272º projeto da CITYarts, entidade que há mais de 40 anos envolve a comunidade no cuidado com os espaços públicos e produção de arte na Cidade.

Duda é o primeiro brasileiro a integrar o time e seu trabalho foi selecionado entre 60 inscritos. Este será o terceiro de cinco murais que serão espalhados pelos bairros de Nova Iorque.

Na primeira etapa, Duda se reuniu três vezes por semana durante um mês com os adolescentes do projeto. Para esses encontros, selecionou filmes e livros sobre o tema “aquecimento global” e incentivou a pesquisa na internet, inclusive no you tube.

O grupo também fez uma visita ao Museu do Brooklyn. Com a ajuda de sua equipe, Duda trabalhou com os alunos em sessões usando técnicas para desenvolver o processo criativo, como imagens, músicas e poesia.

Dessa etapa, saíram frases, pinturas e desenhos que foram a essência para a elaboração da imagem do mural. Nos cinco meses seguintes, a equipe foi ampliada com a chegada de novos jovens voluntários que trabalharam no preparo do prédio e na execução do painel.

“O projeto discute temas significativos e atuais, com destaque para a beleza e o cuidado com o espaço público”, conta o artista. Convencido de que a arte e a educação influenciam a postura das pessoas nas suas ações individuais e coletivas frente a questões como a preservação do meio ambiente e a paz mundial, Duda Penteado encontrou na produção do mural a oportunidade perfeita. “Pudemos demonstrar o papel da arte como força criativa no processo de conscientização”.

Fonte: Del Valle Editoria /Lu Fernandes Comunicação

www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em

J.Afonso

J.Afonso

11/10/2009 20:03:19
Achei fundamental,é o Brasil através de sua arte, mostrando ao mundo a sua consciência relativa ao Aquecimento Global.