Bonito prova que é possível ganhar dinheiro com preservação da natureza

No Dia Mundial da Água, vem de Mato Grosso do Sul um exemplo de como ganhar dinheiro preservando os rios e a natureza. A reportagem foi ai ar peo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão

  
  
As raízes e troncos são refúgios de 59 espécies de peixes

Por: Eduardo Andreassi

O dourado, o rei do rio, nem se incomoda com os visitantes. As raízes e troncos são refúgios de 59 espécies de peixes. A água é tão transparente que parece que os visitantes estão flutuando no ar.

Tem nascente de rio para todo lado, embaixo da pedra, no fundo do rio, na areia. Graças à água, a fazenda vive do turismo.
“Hoje nós temos 40 pessoas que trabalham. Em uma fazenda comum de criação de gado, teria umas quatro pessoas no máximo”, diz Teodisson Gonçalves, gerente da fazenda.

A comunidade soube aproveitar e hoje o turismo é uma das principais fontes de renda. Gente do mundo inteiro visita o local para mergulhar com os peixes. Bonito tem 20 mil habitantes e recebe quase 300 mil visitantes. Há 20 anos, eram duas pousadas, hoje são 86 hotéis com quase 5 mil leitos. Em 2011, o lucro chegou a R$ 120 milhões.

“Vamos expandir. Esse ano, já estamos com previsão de mais 34 apartamentos e mais uma piscina. Água limpa e natureza preservada dão dinheiro”, avisa o empresário Guiherme Poli.

Para garantir a preservação dos rios, o Ministério Público criou um projeto de recuperação das matas. Foi feito um levantamento em 74 propriedades às margens do Rio Formoso, em Bonito, e onde tinha área degrada, a mata foi replantada.

“Esse programa está em 30 municípios do estado, com mais de 2 mil quilômetros de rios cadastrados e com mais de 2 mil propriedades em que os promotores de Justiça estão fazendo um trabalho semelhante a esse”, destaca o promotor de Justiça Luciano Loubet.

Um dia Seu Pedro desmatou o cerrado para plantar soja e o córrego secou. Dez mil mudas depois: “Com a soja, a gente ganha dinheiro. Agora isso é vida, mata é oxigênio”, diz.

  
  

Publicado por em

Luciana Moreira da Silva

Luciana Moreira da Silva

16/06/2012 11:04:46
Creio que a conscientização e respeito pela natureza são sementes que devem ser plantadas desde a mais tenra infância, pois muitas agressões foram feitas por falta de informação e uma valorização extremada do sucesso econômico acima de tudo! Capitalismo selvagem é ignorância!