Comunidades de Recife recebem Oficinas de Conscientização Ambiental

Como resultado da oficina, será formado um Núcleo de Gestão Ambiental, composto por três representantes da comunidade.

  
  

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear), iniciou na última terça-feira (28) mais uma ação do projeto DRUP (Diagnóstico Rápido de Urbanização Participativa). Até a próxima sexta-feira (31), moradores das comunidades Mangueira da Torre e Santa Luzia, no bairro da Torre, serão capacitados na perspectiva de construir uma consciência ambiental. Também participam da iniciativa técnicos do órgão municipal que trabalham na área. A atividade visa promover, numa experiência conjunta de habitantes das localidades que passam por intervenções da Sanear e profissionais da PCR, um levantamento dos problemas e potencialidades da região assistida e, a partir disso, elaborar um planejamento de ações em benefício da população.

Durante os encontros, os participantes trabalham ferramentas para a elaboração do diagnóstico da comunidade, e de como ela se relaciona com a natureza e com o local onde vivem. Também faz parte da oficina a realização de um trabalho de campo, com a finalidade de coletar informações sobre o bairro, que posteriormente, são apresentadas em sala de aula. Além dos relatos feitos pela comunidade e apresentação de questões ambientais, são trabalhados, através de dinâmicas, temas como: liderança, organização social e relacionamento interpessoal.

Como resultado da oficina, será formado um Núcleo de Gestão Ambiental, composto por três representantes da comunidade. Os escolhidos serão capacitados pelos técnicos da Sanear e da empresa responsável pela realização das oficinas, a Geo Sistemas, e terão a missão de estimular a organização social para coleta do lixo, a limpeza das ruas, a convivência difícil com o período de obras no local e outros temas relacionados.

Na Mangueira da Torre, a atividade acontece na Rua Demóstenes de Olinda, S/N. Torre, entre 8h e 12h. Já na comunidade de Santa Luzia, a oficina acontece na Rua Jornalista Luís Teixeira, também no bairro da Torre. Os encontros no local são promovidos no período da tarde, das 14h às 17h30. A experiência do DRUP já foi promovida, em três localidades do Recife: Ponte do Maduro (Santo Amaro), Mangueira e Mustardinha. No total o projeto pretende atuar em 12 localidades da Cidade.

Serviço:
Mangueira da Torre
Horário: 8h
Endereço: Rua Demóstenes de Olinda, S/N. Torre.
Ponto de Ref.: Após o colégio Equipe, de esquina com a Av. Beira Rio.
O DRUP será realizado na antiga praça.

Santa Luzia
Horário: Tarde
Endereço: Rua Jornalista Luís Teixeira. Torre. (CEPAS)
Ponto de Ref.: Fica ao Lado da Igreja Presbiteriana da Torre.
No dia 29, o DRUP será realizado na Rua Cantora Clara Nunes, S/N. Torre.

Fonte: Secretaria de Turismo de Recife

  
  

Publicado por em