Divulgados os vencedores da Quinta Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar

A escola elegeu os melhores desenhos entre seus alunos e os enviou para a comissão julgadora, composta por artistas, arte-educadores e biólogos.

  
  

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Madre Maria da Glória”, de Ubatuba (SP), que ficou entre as cinco vencedoras da Quinta Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, nas categorias A e B, terá uma cerimônia de premiação especial no próximo dia 27 de novembro, quinta-feira, a partir das 16 horas.

A EMEF “Madre Maria da Glória” foi a única escola, ao lado da EM “Profa. Lydia Sanfelice”, de São José do Rio Preto (SP), a estar entre as cinco vencedoras nas duas categorias, entre as mais de mil escolas de todo Brasil que se inscreveram no Prêmio Amigos do Mar em 2008.

O concurso nacional é promovido pelo Instituto Arcor Brasil, em parceria com o Projeto Tamar. O Projeto Tamar é uma parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Fundação Pró-Tamar, com o patrocínio da Petrobrás.

Os estados de São Paulo, Ceará, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco lideraram as inscrições de escolas participantes da Quinta Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar. No total, 1065 escolas foram inscritas na Quinta Edição.

O tema do Prêmio foi “Nossas águas sempre limpas”, como uma forma de estimular a reflexão entre alunos do ensino fundamental sobre a importância de preservação dos recursos hídricos, principalmente das águas e da vida marinha.

Foram credenciadas a participar do Prêmio neste ano 8.351 escolas municipais de 11 Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e os nove da Região Nordeste. Pela ordem, os estados com maior número de escolas inscritas foram São Paulo (331 escolas inscritas), Ceará (228), Bahia (178), Minas Gerais (132) e Pernambuco (77), seguidos de Maranhão (31), Paraíba (25), Rio Grande do Norte (22), Sergipe (17) e Alagoas e Piauí, com 12 escolas inscritas cada.

O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar é um concurso de desenho entre escolas municipais de ensino fundamental. Em duplas, os alunos foram estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas. Essas aulas são oferecidas no guia de educação ambiental “Nossas Águas Sempre Limpas”, à disposição de qualquer escola brasileira pelo site http://www.amigosdomarnaescola.com.br em versão eletrônica para download.

A escola elegeu os melhores desenhos entre seus alunos e os enviou para a comissão julgadora, composta por artistas, arte-educadores e biólogos.

As escolas finalistas da Quinta Edição, vencedoras entre o 1º e 5º lugares em suas categorias, foram: Categoria A (1ª e 2ª séries) – 1º lugar - Escola Municipal Profa.Ana Maria Barbosa Garcia, de Mogi das Cruzes (SP); 2º - EMEF. Profa. Maria Gonçalves Mourão, Leme (SP); 3º - EM Profa. Lydia Sanfelice, São José do Rio Preto (SP); 4º - EM Prof.João Gabriel de Santana, São Sebastião (SP); 5º - EMEF Madre Maria da Glória, Ubatuba (SP). Categoria B (3ª e 4ª séries) – 1o lugar - EMEF Prof. Alcides Kammer Andrade, Leme (SP); 2º - EM Profa. Lydia Sanfelice, São José do Rio Preto (SP); 3º - EMEF Madre Maria da Glória, Ubatuba (SP); 4º - EM Profa. Lucinda Araújo Pereira Giampietro, Birigui (SP); 5º - EM do Curral Novo, Jequié (BA).

Fonte: Instituto Arcor Brasil

  
  

Publicado por em