Educação ambiental é tema de semimário em Guarapari-ES

A cidade de Guarapari, no Espírito Santo, sedia, entre os dias 5 e 8 de outubro, o Seminário de Formadores II para professores e alunos do estado. O seminário é organizado pelo programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas e visa a formação continuada de

  
  

A cidade de Guarapari, no Espírito Santo, sedia, entre os dias 5 e 8 de outubro, o Seminário de Formadores II para professores e alunos do estado. O seminário é organizado pelo programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas e visa a formação continuada de professores e alunos em Educação Ambiental. O evento acontecerá no SESC de Guarapari, com início às 10h de terça-feira.

Os organizadores esperam a participação de 50 professores e técnicos representantes das secretarias da Educação e do Meio Ambiente do estado, das 11 Superintendências Regionais de Educação, de oito Secretarias Municipais de Educação, do Ibama estadual, da Universidade Federal do Espírito Santo, de quatro ONGs ambientalistas do estado e do Conselho Jovem de Meio Ambiente do Espírito Santo.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, Ana Beatriz de Carvalho Dalla Passos, acredita que o Seminário de Formadores II é a continuidade de um programa nacional no estado.

`O programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas é uma ação governamental que não pára no tempo. Estamos confiantes nos desdobramentos que teremos no Espírito Santo devido a uma grande procura nas ações de educação ambiental`, afirma Ana Beatriz.
Segundo a coordenadora-geral de Educação Ambiental (Coea/MEC), Rachel Trajber, o programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas atende 16 mil escolas que participaram, em 2003, da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, mobilizando seis milhões de pessoas em quatro mil municípios.

O processo de formação envolve a criação de uma metodologia participativa que orienta o ciclo de seminários em suas etapas nacional, estaduais e regionais, até chegar a um número inicial de dois professores e dois alunos por escola, perfazendo 64 mil participantes.

Educadores :

Em julho, durante o Seminário de Formadores I, em Brasília, foram formados 210 educadores representantes de Secretarias Estaduais de Educação, Secretarias Municipais de Educação das capitais, Núcleos de Educação Ambiental do Ibama, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, universidades, Conselhos Jovens da Conferência Infanto-Juvenil/2003, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e organizações não-governamentais de todos os estados da União e do DF.

A equipe de Formadores I de cada estado atua agora na formação de 1.800 Professores Formadores II, que, por sua vez, irão construir a metodologia de formação com os Professores Formadores III em pólos regionais que agrupam escolas de vários municípios.

O ciclo de seminários deverá ser concluído até abril de 2005. Esta estratégia do programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas considera a escola como o espaço privilegiado para uma reflexão crítica que amplia o movimento de uma educação com a sustentabilidade do planeta em mente.

O programa é parte de um amplo processo integrado de formação continuada de professores e alunos em Educação Ambiental desenvolvido pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente em todo o País.

Os objetivos são implementados por meio de um ciclo de Seminários de Formadores, etapas I e II, dentro das ações do programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, lançado em julho deste ano.

Com os professores, é proposta uma pedagogia de projetos com base no livro Consumo Sustentável: um manual de educação, publicação do Idec, MMA e MEC.

Com os estudantes, uma publicação inédita trabalha a criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) e a implementação da Agenda 21 nas escolas.

Com-Vida - As Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida terão a participação da comunidade escolar, envolvendo a direção, professores, alunos, servidores e pais de alunos. Para Rachel Trajber, a ação incentiva a criação de projetos de intervenção transformadora para a melhoria dos níveis da qualidade de vida das comunidades locais.

O Diário Oficial da União nº 181, de 20 de setembro passado, publica a Resolução nº 43, de 17 de setembro de 2004, do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que `Estabelece as orientações e diretrizes para a assistência financeira suplementar e projetos educacionais em educação ambiental, no âmbito do programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, a ser executado pelo FNDE no exercício de 2004`.

Para mais informações sobre o Seminário de Formadores II, procurar Ana Beatriz de Carvalho Dalla Passos, na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, pelo telefone (27) 3137-4324

Fonte:MEC

  
  

Publicado por em

Deise Fabiana de Araújo

Deise Fabiana de Araújo

01/04/2010 15:20:58
Com certeza deve ter sido um dos melhores temas abordados entre os grupos, pois esse assunto vem crescendo muito, não só nacional, como também mundialmente, fazendo com que as pessoas se sensibilizem mais... Parabéns pelo tema escolhido..

Deise Fabiana de Araújo

Deise Fabiana de Araújo

09/12/2008 12:47:21
com certeza deve ter sido um dos melhores temas abordados entre os grupos, pois esse assunto vem crescendo muito, não só nacionalmente,como tambem mundialmente, fazendo com que as pessoas se sensibilizem mais... Parabéns pelo tema escolhido..