Embrapa e Editora Globo lançam cinco livros sobre educação ambiental

Os cinco volumes desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre Educação Ambiental que acabam de ser lançados pela Editora Globo reúnem informações que mostram os caminhos para que seja formada uma Sociedade Sustentável.

  
  

Os cinco volumes desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre Educação Ambiental que acabam de ser lançados pela Editora Globo reúnem informações que mostram os caminhos para que seja formada uma Sociedade Sustentável.

Num projeto amplo e completo sobre o meio ambiente, o material é dirigido tanto a educadores de ensino formal, pós-graduandos, Prefeituras, Secretarias do Meio Ambiente, ONGs e projetos sociais e ambientais, quanto
para a população de forma geral que está sendo orientada sobre o assunto e obtendo resultados positivos com a aplicação do seu aprendizado.

O objetivo da obra é a formação de comunidades e organizações sustentáveis, além de estímulo a mudanças comportamentais, à cultura local, ao consumo sustentável, à inclusão social da micro e pequena empresa na gestão ambiental, a tecnologias `limpas` e ao fortalecimento da agricultura local.

Construção da Proposta Pedagógica (vol. 1) mostra como enfrentar o desafio do desenvolvimento sustentável e promover uma melhoria da qualidade de vida. O livro trata também da questão jurídica ambiental e sugere maneiras para formar uma ONG, elaborar projetos e fazer parcerias.

Proposta Metodológica de Macroeducação (vol. 2) propõe como, a partir de três ações rotineiramente exercidas por nós, é possível analisar o ambiente e as ações humanas que incidem sobre este.

O volume apresenta diversas atividades pedagógicas e aborda temas como Relação socioambiental (uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem, sociedade sustentável, macroeducação, segurança alimentar); Orientação geral (psicologia ambiental, responsabilidade social, projeto escolar, dinâmicas de grupo para a melhoria das relações humanas). Os projetos envolvem agricultores e professores e os resultados são obtidos em curto prazo.

Ver ­- Percepção do Diagnóstico Ambiental (vol. 3), Julgar ­ -Percepção do Impacto Ambiental (vol. 4) e Agir- ­Percepção da Gestão Ambiental (vol. 5) são títulos que praticamente definem o conteúde de cada livro.

Ou seja, parte-se do princípio de que a pessoa interessada Vê (o meio físico ­ clima, solo etc, o meio biológico ­ o valor da biodiversidade, a importância do ecossistema, os trangênicos ­ e o meio antrópico ­ diversidade e complexidade de uso do espaço geográfico, as árvores no meio ambiente urbano, agroecologia, resíduos urbanos e industriais, qualidade de vida e conservação ambiental, entre outros); Julga, através do aprofundamento do exame das intervenções antrópicas, considerando-as em seus aspectos positivos e negativos e também como indicadores da saúde dos meios físico e biológico; e Age, por meio da gestão ambiental, passando por diferentes aspectos identificados nos volumes anteriores, concretizando alternativas de ações próprias da cidadania e indispensáveis para o desenvolvimento sustentável no curto e longo prazos.

Apresentados no formato de 14 X 21 cm, cada volume custa R$ 37,00. Temos as capas dos cinco volumes em alta e em baixa resolução. O material da Embrapa foi organizado por Valéria Sucena Hammes que pode dar entrevista sobre o assunto.

Fonte: LM&X ­ Assessoria de Comunicação

  
  

Publicado por em

Adriano

Adriano

16/01/2011 19:58:40
Olá, estou com ideia de fazer meu projeto de monografia sobre Educação Ambiental Empresarial. Gostaria de saber se os livros são uma boa base para eu buscar informações a respeito. Gostaria de sugestões sobre o tema e bibliografias. Obrigado

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para melhor esclarecer as suas dúvidas pedimos que entre em contato com a Embrapa e com a Editora Globo para lhe responderem. Atenciosamente, Equipe Ecoviagem
Andréia

Andréia

07/07/2009 11:30:34
como posso adquirir esses livros? muito obrigada!

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Andreia, Você precisará entrar em contato com a Embrapa e solicitá=los. Agradecemos seu contato Equipe EcoViagem
Carla

Carla

06/07/2009 12:36:12
Ótimo,estou super curiosa para fazer a leitura desta coleção, mas, não estou muito bem de bolso,vida de professor é assim!Agradeceria se me enviar um exemplar grátis.

Rogério de Oliveira Costa

Rogério de Oliveira Costa

12/12/2008 17:05:46
Boa tarde a vcs,
Gostaria de entender se vocês acreditam que sustentabilidade socio-ambiental (no sentido da complexidade) pode acontecer numa sociedade organizada por princípios capitalistas? E se este conjunto de ações que vcs propõem nos 5 volumes tem o potencial para provocar mudanças com os envolvidos, no sentido de perceber a desconstrução das classes sociais e as relações sociais que dela decorrem como mecanismo para a construção de sociedades pautadas pela solidariedade, cooperação e integração da categoria sociedade como uma categoria da natureza?

JACQUELINE DOS SANTOS

JACQUELINE DOS SANTOS

26/08/2008 19:43:35
MARAVILHOSO,ESTE PROJETO,MELHOR AINDA SE FOR LEVADO PARA SALA DE AULA,AJUDANDO ASSIM, OS ALUNOS A APRENDEREM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.