Estudantes de Recife participam de atividades sobre o Meio Ambiente

De forma lúdica e criativa, os estudantes receberam orientações sobre cuidados com os alimentos, prevenção da dengue e reciclagem de materiais descartáveis, entre outros temas ligados à questão ambiental.

  
  

Alunos da Escola Estadual Pintor Lauro Villares, localizada na comunidade de Roda de Fogo, nos Torrões, participaram, durante a manhã desta quinta-feira (04), de uma série de atividades em virtude das comemorações da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura do Recife. De forma lúdica e criativa, os estudantes receberam orientações sobre cuidados com os alimentos, prevenção da dengue e reciclagem de materiais descartáveis, entre outros temas ligados à questão ambiental. A ação contou com a participação das Secretarias de Saneamento, Saúde, Serviços Públicos e de Assistência Social, além de professores e funcionários da instituição de ensino.

De acordo com a diretora de Educação Sanitária e Ambiental da Secretaria de Saneamento, Carmem Arruda, as atividades fazem parte de ações que já vêm sendo desenvolvidas na comunidade há cerca de três meses. “Iniciamos a pavimentação e drenagem de algumas ruas, ao mesmo tempo em que começamos um trabalho de arborização destes locais. A partir de então, passamos a desenvolver a questão educacional junto às crianças da escola para que elas aprendam desde cedo a importância de respeitar e conservar o meio ambiente. Aproveitamos esta semana especial como um marco, mas pretendemos prosseguir com essa parceria”, comentou.

Várias atividades foram oferecidas aos mais de 200 alunos do turno da manhã, como apresentações de dança, teatro de bonecos, exposições e projeção de vídeos, todas voltadas para a questão da preservação. Um dos ensinamentos que mais atraiu a curiosidade dos jovens, no entanto, foi a reciclagem do lixo. “Organizamos uma exposição chamada Reaproveitar com Arte, onde trabalhamos junto à comunidade a questão da limpeza do canal e o reaproveitamento de materiais para diversos fins. Assim, repassamos conhecimento e conscientizamos as crianças sobre a importância da reciclagem”, ponderou a coordenadora socioambiental das RPAs 4 e 5, Aracelli Gomes.

Os ensinamentos transmitidos por professores e técnicos da Prefeitura já apresentam resultados. “Aprendi a fazer brinquedos, bancos para sentar, tudo utilizando apenas as garrafas que recolhemos. Já estou até ensinando o que aprendi para a minha prima de sete anos, que gostou das coisas que eu fiz. O mais interessante de tudo isso foi aprender que devemos sempre separar o nosso lixo e reutilizar tudo o que for possível para que possamos garantir um melhor futuro para todos”, falou a pequena Érica Ferreira, de 11 anos, aluna da 3ª série.

Outro estande bastante visitado pelos alunos tratava sobre os cuidados com os alimentos e a prevenção de focos de dengue. “Fornecemos toda a informação necessária para que os estudantes aprendam a eliminar focos do mosquito, através de um pequeno folder. Mostramos também como eles devem realizar a higienização de alimentos, como frutas e verduras, utilizando o hipoclorito de sódio. Tem sido bastante gratificante ver a atenção deles e como aprendem rápido esses conceitos”, contou a agente de Saúde Ambiental, Luzia Roges. As crianças participariam, ainda, de uma atividade de plantio de mudas, que acabou cancelada por conta das fortes chuvas da manhã.

Fonte: Prefeitura de Recife

  
  

Publicado por em

CLARA DE ASSIS RODRIGUES ANDRADE

CLARA DE ASSIS RODRIGUES ANDRADE

10/06/2009 09:19:19
SOU EDUCADORA, MAIS SOU APAIXONADA PELA TEMATICA MEIO AMBIENTE, COMO APRENDER MAIS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.QUERO SUGESTAÇÃO.ALGUNS MATERIAIS INTERESSANTES OBTIVE NESTE SITE. GRATA.