Exposição interativa sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas foi inaugurada no Espaço Encontro das Águas

Disponibiliza um painel com 22 pontos que conta a história desse que é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro

  
  
A Lagoa é de todos nós”, afirmou o empresário Eike Batista, durante a abertura / Carolina Silveira

A exposição interativa que conta a história da Lagoa Rodrigo de Freitas e do projeto de recuperação ambiental Lagoa Limpa, parceria entre o Grupo EBX, governo do Estado e prefeitura da cidade do Rio de Janeiro

, foi inaugurada ontem, terça-feira (21/12), no Espaço Encontro das Águas, do Instituto Estadual do Ambiente, na Lagoa, Rio de Janeiro.

O presidente do Grupo EBX, empresário Eike Batista; a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos; o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz; e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, cortaram a faixa de inauguração, selando o resultado desta parceria público-privada. O espaço contou com investimentos de R$ 400 mil do Grupo EBX.

“É uma felicidade inaugurar este espaço hoje. Andando pela exposição podemos observar quantas histórias existem na Lagoa. Vamos continuar os nossos esforços, provocando outros empresários a participarem de iniciativas assim. A Lagoa é de todos nós”, afirmou o empresário Eike Batista, durante a abertura.

No Encontro das Águas, o visitante poderá conhecer a história da Lagoa por meio de uma linha do tempo que destaca os fatos mais importantes ocorridos no local, desde 1900 até 2010. Um triedro (painel com 54 faces), que pode ser manuseado pelos visitantes, tem curiosidades como a de que a superfície da Lagoa apresenta, hoje, 2,2 km2, área equivalente a quase metade da que tinha em 1880.

A exposição traz também um segundo painel com 22 pontos que conta a história desse que é um dos principais cartões postais do Rio. Outra novidade é o totem interativo que traz imagens de arquivo da Lagoa. Todo o ambiente da exposição possui projeção computadorizada do fundo do mar no teto.

Durante a inauguração, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, ressaltou a importância de parcerias público-privadas e lembrou da dificuldade em manter espaços como esse.

“Essa parceria EBX, Prefeitura e Estado dará condições melhores à Lagoa e permitirá manter essa exposição, que está muito atrativa, principalmente para as crianças. Espero que todos possam desfrutar desse espaço renovado”, destacou a secretária Estadual do Ambiente.

No Encontro das Águas, o visitante também pode acompanhar o andamento das ações que fazem parte do Projeto Lagoa Limpa. O painel de entrada será atualizado mensalmente com o status do projeto, que teve início em setembro de 2008. Uma maquete interativa traz a localização das áreas que são foco do Lagoa Limpa.

Hoje (22/12), às 9h, também foi inaugurado, na Elevatória do Leblon, o primeiro sistema de automação de esgotamento sanitário do Estado do Rio. Parte das ações do Projeto Lagoa Limpa, o Centro de Controle Operacional de Esgotos (CCOE) irá supervisionar e operar à distância o sistema composto por 10 elevatórias de esgotos e os níveis hidráulicos das galerias no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Serviço:

Exposição sobre história da Lagoa Rodrigo de Freitas e o Projeto Lagoa Limpa

Av. Borges de Medeiros, 1444, Lagoa – Rio de Janeiro (ao lado do Parque dos Patins)

Diariamente, das 10h às 19h

A entrada é gratuita.

Sobre o Projeto Lagoa Limpa:

Com ações em conjunto, o Grupo EBX, o Governo do Estado e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro são parceiros no projeto de recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, iniciado em setembro de 2008.

Até o momento, a EBX realizou as ações de coleta e gestão de resíduos flutuantes e a construção da base náutica de apoio em parceria com a Comlurb; a doação de sondas multiparamétricas para monitoramento da qualidade da água da Lagoa

Em parceria com a Cedae, está em andamento a terceira das quatro obras previstas para a melhoria do sistema de esgoto. Foi concluída ainda a filmagem de 4 km da rede de águas pluviais para a identificação das ligações irregulares de esgoto; finalizadas a limpeza e desobstrução de 16 km de tubulações, a automatização do sistema de elevatórias de esgoto e a implementação do Centro de Controle Operacional de Esgotos (CCOE), que vai monitorar em tempo real a rede de esgoto e, assim, evitar vazamentos.

Além disso, está em andamento a dragagem, que vai recuperar espaços aquáticos perdidos pelo acúmulo de sedimento. A ação é realizada em parceria com a Rio-Águas;

Os parceiros do projeto na esfera estadual são a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). No âmbito municipal são a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (SMAC), que coordena um grupo de trabalho para integrar as ações previstas pela Secretaria de Obras (SMO), a Companhia de Limpeza Urbana (COMLURB), a subsecretaria de gestão de bacias hidrográficas (RIO-ÁGUAS) e a Fundação Parque e Jardins.

Portal Lagoa Limpa:

Estão disponíveis na web textos, vídeos, galerias de fotos e mapas sobre o projeto de recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, idealizado pelo Grupo EBX e executado em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e com o Governo do Estado.

O portal(www.lagoalimpa.com.br) conta ainda com uma lista de espécies da fauna e flora local, estudos de geoquímica, engenharia sanitária, drenagem, hidrodinâmica e gestão de resíduos da Lagoa, todos disponíveis para download. Um mapa interativo, na página de apresentação, permite que o usuário acompanhe o processo de formação, evolução histórica e urbanização do entorno da Lagoa.

Fonte: EBX / Luciana Gondim / Carolina Silveira

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em