Índios do Alto Xingu são atrações de projeto de educação ambiental

Parque localizado na região de Juquitiba apresenta programação voltada à preservação do meio ambiente e inova ao trazer representantes da nação Kuikuro

  
  
O Projeto Escola na Mata é dedicado ao público em geral, em especial às escolas de Ensino fundamental e médio.

Engajado em estimular a consciência ecológica das futuras gerações, o Fantasy Park, centro de lazer localizado no município de Juquitiba (a 50 km da cidade de São Paulo, saída pela BR 116), une diversão e aprendizado ao oferecer a alunos e professores, de escolas públicas e particulares, uma abordagem diferenciada por meio do Projeto Escola na Mata.

Além de laboratórios, simulações e brincadeiras, o projeto conta com convidados mais que especiais. O parque trouxe 33 índios (22 adultos e 11 crianças) da nação Kuikuro, do Alto Xingu, para compor as atividades do Escola na Mata.

Durante 45 dias, os índios liderados pelo cacique Afukaká Kuikuro, importante nome entre as nações indígenas no País, irão compartilhar com os estudantes como são feitas suas moradias, além de apresentar aspectos de sua cultura, hábitos e costumes.

Há dez anos propiciando momentos de lazer e entretenimento a toda a família, o Fantasy Park, que fica em região de Mata Atlântica, se transformou em um verdadeiro centro lúdico e pedagógico ao oferecer oficinas de educação ambiental. As atividades são realizadas dentro de uma cidade cenográfica de 4 mil metros quadrados, nomeada de “Cidade de Educação Ambiental”. O Projeto Escola na Mata é dedicado ao público em geral, em especial às escolas de Ensino fundamental e médio.

Entre os assuntos abordados estão ecossistemas brasileiros, distribuição de recursos hídricos no planeta, coleta seletiva, reciclagem, caracterização da fauna e flora da Mata Atlântica além de vivenciar e refletir sobre as nações indígenas do Brasil. A diversão se completa com a liberação do parque aquático para as crianças após as atividades sobre meio ambiente.

De acordo com Elias Azevedo, diretor do Fantasy Park, o projeto alia cidadania a entretenimento. “Percebemos uma grande demanda das escolas em complementar as atividades em sala de aula sobre um assunto cada vez mais relevante como é o meio ambiente. Como já destinamos 70% da área total de 332 mil metros quadrados para a preservação ambiental e com a elaboração de um consistente projeto como o Escola na Mata, o Fantasy Park proporciona uma bela oportunidade de lazer e aprendizado.”

O Escola na Mata recebeu investimento inicial de R$ 500 mil e foi idealizado em parceria com o coordenador pedagógico Valther Maestro e a Caminhos & Paisagens, empresa de soluções educacionais e turísticas. Todas as suas ações envolvem equipe multidisciplinar formada por biólogos, geógrafos, pedagogos e educadores.

Até o momento, cerca de 20 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo já participaram das atividades. A intenção é que até o final de 2008 o projeto atinja 50 mil visitantes e receba instituições de todo o Estado.

“Tenho certeza de que estamos no caminho certo. É muito estimulante ver como as crianças aprendem e saem daqui querendo mais. Elas se transformam em multiplicadoras ao levar este aprendizado para dentro de suas casas e escolas, dando continuidade ao projeto”, completa Azevedo.

  
  

Publicado por em

Brenda Roberta

Brenda Roberta

03/08/2009 19:42:21
Achei excelente, otimo o que eu queria enontrei...
♥♥parabéns para quem fez esse site♥♥
AMEI ESSE SITE........☺☻♥♦♣♠◘○
legal
parabéns os autores.........

Nome

Nome

03/05/2009 10:10:37
Iniciativa maravilhosa, as novas gerações vão agradecer no futuro.

Yasmim Mattos

Yasmim Mattos

17/02/2009 15:46:06
Eu achei muito legal sobre essa estimulaçao aos índios,e também adorei o modo de ter escrito!!!Parabéns...