Jardim Botânico de Recife inicia atividades da Semana do Meio Ambiente

Os visitantes em geral terão à sua disposição uma extensa programação que inclui visitas aos equipamentos do JBR, oficinas, teatro de bonecos entre outras ações.

  
  

Nesta terça-feira (02), começam as atividades da Semana do Meio Ambiente do Recife, no Jardim Botânico (JBR), no Curado. A partir das 9h, sessenta alunos, das escolas municipais Pintor Lauro Vilares e Arraial Novo do Bom Jesus participarão de trilhas na mata do JBR. Além disso, os visitantes em geral terão à sua disposição uma extensa programação que inclui visitas aos equipamentos do JBR, oficinas, teatro de bonecos entre outras ações. Em todas as iniciativas será trabalhado o tema central da semana, “Mudanças Climáticas: o Recife se prepara".

Um dos destaques da programação do JBR serão duas oficinas que ensinarão como reaproveitar o lixo, mostrando como a garrafa PET e outros recicláveis são úteis no dia-dia. Duas equipes de arte-educadores e agentes ambientais promoverão das 9h às 12h, oficinas de reaproveitamento e reciclagem de lixo. Durante as atividades, o público aprenderá a produzir brinquedos, porta-jóias, materiais de escritório, móveis, artigos decorativos entre outros, por meio de resíduos que costumam ser descartados nas ruas, rios e canais. Além disso, a equipe sócio-ambiental mostrará o processo de reciclagem do papel com uma prensa mecânica.

Segundo a assessora sócio-ambiental, Jane Cristina Correia, as atividades têm como foco sensibilizar a sociedade sobre a preservação ambiental. “O aquecimento global é o tema da Semana do Meio Ambiente do Recife. E um dos fatores que colaboram para as mudanças climáticas é o lixo. Pensando nisso, iremos intensificar nossas ações já que este é um momento em que a atenção da sociedade fica voltada para a questão ambiental”, explica a assessora.

As oficinas integram outros projetos da Prefeitura do Recife: o Reaproveitar com Arte e a Coleta Seletiva. O primeiro é desenvolvido em comunidades cortadas por canais e busca a diminuir o descarte de resíduos na rede de drenagem, e assim, combater alagamentos e outros transtornos. Já o projeto de Coleta Seletiva tem sido reforçado desde 2002 e incentiva a separação dos recicláveis em toda a cidade.

Outras atividades estarão sendo desenvolvidas em paralelo, no Jardim Botânico do Recife. Confira a programação:

Programação terça-feira (02):
9h – Trilhas ecológicas no JBR
Visitas aos equipamentos do JBR (Jd. Sensorial, ecumênico, orquidário, etc.)
Oficina de reciclagem de papel
Oficina Reciclar com Arte (Emlurb)
Biblioteca Virtual
Apresentação teatral de Educação Ambiental

11h – Oficina de produção e plantio de mudas
Oficina / concurso de desenhos

14h - Exposição virtual de Aves da Mata Atlântica (OAP)
Exposição de orquídeas (SOPE)

Fonte: Secretaria de Turismo do Recife

  
  

Publicado por em