Laje de Santos é destaque em livro a ser lançado no Aquário

O Parque Marinho da Laje de Santos, considerado o melhor ponto de mergulho do litoral paulista e o terceiro do País, é um dos destaques da obra, de autoria da fotógrafa Maristela Colucci.

  
  

Com vistas à educação ambiental, 26 alunos do 4º ano da escola municipal Andradas II, em Santos, são convidados especiais para o lançamento do livro ‘SUB – Viagem ao Brasil Submarino’, que o Aquário e a Grão Editora lançam sexta-feira (27), às 14h30, no auditório do parque municipal (Praça Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia).

O Parque Marinho da Laje de Santos, considerado o melhor ponto de mergulho do litoral paulista e o terceiro do País, é um dos destaques da obra, de autoria da fotógrafa Maristela Colucci. A publicação, com 80 páginas, é o primeiro livro de arte a representar o conjunto dos mais importantes ambientes subaquáticos brasileiros para o público infanto-juvenil e apresenta imagens de peixes, crustáceos, moluscos e de uma infinidade de plantas e animais que habitam os mais de oito mil quilômetros da costa litorânea.

Na ocasião os alunos receberão um exemplar da obra, autografado pela autora, além de participar da programação festiva aberta ao público, que envolve atividades de conscientização ambiental, oficina de pintura e apresentação de filmes com temas ecológicos para crianças e jovens. Editado pela Grão, o livro foi produzido com apoio da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural/2008 e conta com copatrocínio da Sabesp.

CONSCIENTIZAÇÃO - “Espero realmente que o livro seja um forte instrumento de educação e conscientização”, comenta a fotógrafa paulistana, cujo trabalho, iniciado em 1985, é reconhecido pela apurada técnica, arte e perfeccionismo. Maristela Colucci lembra que, quem já teve o privilégio de mergulhar, sabe que por trás de cada imagem encontra-se um mundo de dificuldades e contratempos invisíveis ao leitor. “Mas cada organismo revelado, cada imagem que surpreende pela harmonia de cores e formas, inspira o respeito pelo mundo submerso e a vontade de conservá-lo”, prosseguiu a autora, que aposta na sensibilização de crianças e jovens para a riqueza de biodiversidade brasileira e a necessidade de sua preservação.

O livro apresenta texto complementar de Cláudia Carmello e contou com consultoria científica de Ivan Sazima, biólogo, mestre em zoologia e doutor em ciências pela USP.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Santos

  
  

Publicado por em