MEC e Ibama vão capacitar um milhão de professores em educação ambiental

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, acertou parceria com o presidente do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Marcus Luiz Barroso Barros, para a capacitação de um milhão de professores do ensino fundamental e médio n

  
  

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, acertou parceria com o presidente do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Marcus Luiz Barroso Barros, para a capacitação de um milhão de professores do ensino fundamental e médio na área de Educação Ambiental.

O acordo prevê a formação de um grupo de trabalho interministerial para redefinir a inclusão de temas ambientais de maneira transversal, como prevêem os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais.

De acordo com, Luiz Barroso, a parceria com o MEC é fundamental, pois o Ibama quer modificar a sua imagem de "órgão repressor", responsável apenas pelo licenciamento ambiental e fiscalização do meio ambiente.
"O caminho é a educação", disse.

Para a secretária de Ensino Fundamental, Maria José Feres, que também participou da reunião e deverá integrar o grupo de trabalho, o ministério já deu início a reestruturação da atual coordenação de Educação Ambiental, que respondia pela tarefa de implantar o tema nos currículos.

O presidente do Ibama informou, ainda, que da reunião, realizada no gabinete do Ministro da Educação, na quinta-feira (6/3), ficou acertado que o primeiro objetivo "é mudar a cabeça dos professores".

O projeto prevê, além da capacitação dos docentes do ensino fundamental, a adequação curricular de maneira a assegurar a transversalidade. Luiz Barroso avalia que assunto tem que estar "transversal" inicialmente no tratamento dado pelo Governo. "Temos que envolver MEC, ministério do Meio Ambiente e todos os demais", afirma ele.

De acordo com Maria José Feres, a iniciativa do ministro Cristovam Buarque em convidar o presidente do Ibama para uma conversa sobre Educação Ambiental faz parte do conjunto de medidas que visam implantar a "Escola Ideal", um projeto que começa a tomar corpo no MEC.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Josemir Belfort

Josemir Belfort

07/08/2010 03:25:04
Essas ações já deveriam ter sido colocadas em prática ha anos, a "Escola Ideal" que na realidade ainda é um sonho é muito interessante. Imaginem, professores, alunos, gestores e demais funcionarios da escola, todos empenhados em trabalhar em prol do meio ambiente, é tudo que queremos!!!!

TIELY RODRIGUES

TIELY RODRIGUES

31/10/2008 11:38:24
a escola ideal,essa parceria e tudo muito bonito,e importante a inclusão dessa materia,so que e um trabalho que vai ficar por enquanto na prevenção.o meio ambiente tem preça,essa "educaçao" os maiores e verdadeiros infratores não tem acesso a ela,como a maioria das vezes essas pessoas que são considerado "infratores"por fauta de informação continuarão sendo punido,e tambem continuarão,acridindo o meio anbiente para sobreviver,talvez campanha focada nas pessoas sem informação.

Marisa H. Gado

Marisa H. Gado

08/10/2008 21:09:43
tudo que envolve preservação ou melhor educação ambiental é válido!!