O Barco Escola da Natureza promove a educação ambiental em Americana (SP)

O programa conta com aulas práticas e teóricas, facilitando o aprendizado através da pesquisa.

  
  
Barco Escola da Natureza /ABEN

O Barco Escola da Natureza foi idealizado, em 2000, pelo Ambientalista, João Carlos Pinto, domiciliado em Americana-SP, cujo sonho era promover a educação ambiental no reservatório de Salto Grande, desejo este que já tinha há mais de cinco anos.

Por morar praticamente a vida toda na beira de rios brasileiros, sentia com muita tristeza o que estava acontecendo com as águas do rio Atibaia, que forma o reservatório de Salto Grande.

João Carlos Pinto foi o pioneiro neste campo ao construir com seus próprios recursos e com ajuda de amigos, as embarcações Suelem (ancorada) e Helena, sendo que esta, navegante, foi inaugurada oficialmente em setembro de 2000 por autoridades de Americana e região.

A embarcação navegante a partir de maio de 2000 já atendia alunos de escolas públicas, particulares e participantes de eventos ecológicos de Americana e região.

A Associação Barco Escola da Natureza desde 06 de fevereiro de 2003 deixou de ser uma ONG (Organização Não Governamental) passando a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), nos termos da lei n° 9790, de 23 de março de 1999, pela Secretária Nacional de Justiça, Cláudia Maria de Freitas Chagas.

Navegando:

O programa “Navegando nas Águas do Conhecimento” consiste no desenvolvimento de ações que visam a Educação Ambiental, através do estudo do meio, com crianças das instituições de ensino públicas e particulares do município de Americana e região. Criado em 2000, o programa tem como meta atender no mínimo 12 mil alunos por ano.

As atividades são desenvolvidas de segunda á sexta-feira em dois períodos, manhã e tarde, com três horas de duração cada e capacidade para 45 alunos. Seguindo um material pedagógico elaborado especialmente para o Navegando, o programa tem como objetivo levar as crianças a questionar in loco (reservatório de Salto Grande) as conseqüências do descaso com o meio ambiente.

Os monitores do programa fazem com que os participantes proponham possíveis soluções e discutam as problemáticas sócio-ambientais. O Barco Escola da Natureza oferece aos educadores de todas as disciplinas uma formação continuada antes da vista ao programa para auxiliá-los nas atividades e discussões em sala de aula, objetivando a continuidade das ações junto ao meio ambiente.

Embarcação ancorada (Suelem): Recepção dos visitantes, atividades práticas e mini-laboratório.

Embarcação navegante (Helena X): trabalhos de identificação “in loco” dos aspectos relevantes do reservatório, dinâmicas de grupo e discussões sobre a temática ambiental.

Voluntário Ambiental:

Conscientizar o público freqüentador do reservatório de Salto Grande em relação ao uso de equipamentos indevidos para a pesca, as conseqüências do desmatamento e queimadas, informar sobre a problemática do local, promover e estimular a conservação ambiental nas comunidades, através de palestras e cursos, doar mudas de árvores e incentivar o consumo responsável dos recursos naturais. Essas são algumas ações realizadas, desde 2003, pelo programa “Voluntário Ambiental”.

Como o Barco Escola da Natureza tem sua sede instalada no reservatório de Salto Grande, presencia diariamente tudo o que ocorre com suas águas, seu entorno, na fauna e flora. Assim, diante da triste degradação vivenciada, sentimos ser necessária uma atuação mais abrangente e minuciosa para preservar este meio.

Portanto, orientamos e formamos voluntários ambientais, cidadãos comuns com tempo livre, boa vontade e preocupados com a preservação ambiental, que através de palestras, cursos, eventos, fiscalizações com lancha e ações diversas no reservatório na comunidade promovem a educação ambiental.

Jovem Cidadão da Natureza:

Criado em 2005, pelo voluntário do Barco Escola da Natureza Macedo Prata Savoy, o programa “Jovem Cidadão da Natureza” tem como objetivo realizar trabalhos sócio-ambientais com adolescentes de Americana, incentivando-os a tornarem-se cidadãos mais participativos, com pensamentos críticos e inovadores. A linguagem do programa é bastante dinâmica e voltada inteiramente para a idade em questão, para que haja maior interação entre o educador e o aluno.

As atividades são realizadas aos sábados com três horas de duração nas instalações da Associação e em campo. Elas são direcionadas para a problemática do reservatório de Salto Grande, porém, abragem também as questões ambientais mundiais, mostrando que tudo está interligado.

O programa conta com aulas práticas e teóricas, facilitando o aprendizado e aproximando os alunos da constatação de resultados através da pesquisa. O “Jovem Cidadão da Natureza” forma um grupo de 40 alunos semestralmente e estreita os elos entre o Barco Escola da Natureza, a comunidade americanense e adjacências. A escolha dos participantes ocorre através de parcerias entre instituições públicas de ensino e entidades assistenciais de Americana.

Fonte: Associação Barco Escola da Natureza.

  
  

Publicado por em

Alessandro Nunes

Alessandro Nunes

28/09/2011 20:45:23
Opa,, sou o aluno de Técnico Em Meio Ambiente Alessandro Nunes e esta iniciativa é de melhor qualidade,, sempre que posso vou como voluntário no Barco Escola ,, Parabéns a todos do Barco que desempenham um ótimo trabalho Ambiental ,, estou junto e não abro mão de ajudar a Natureza sempre que posso !!
Abraços

Hélio Borges da Silva

Hélio Borges da Silva

22/07/2011 22:24:00
Quero parabenizar o trabalho e o desempenho de todos
os voluntários que prestam serviço voluntário. Gosto muito de fazer videos quando estou na embarcação, para todos
um abraço

Karolaine da silva caires

Karolaine da silva caires

02/05/2011 19:49:12
Ola... sou karolaine gosto muito do barco escola ja fui com a escola clarice e meus amigos, e muito divertito admiro o paraiso que é, os animais e muito mais adorei o barco escola...
obrigado

Roberto Ferreira

Roberto Ferreira

07/10/2010 21:57:32
Gostaria de trabalhar educação ambiental na minha escola mas não sei como inicia-lo. preciso de ajuda.

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Eu disponho de uma cartilha educativa , se quiser recebe-la , gratuitamente, basta solicita-la através do email: assessoria@animalivre.com.br
Jhenifer

Jhenifer

21/06/2010 15:19:09
Eu acho muito legal. Nós aprendemos a preservar a natureza e o meio ambiente

Luisa

Luisa

19/03/2010 11:35:06
Gostaria de parabenizar pelo trabalho desenvolvido com o barco escola. Trabalho em orgão ambiental do Estado de Minas Gerais. Temos um barco "Oia o Chico",com capacitade para executar bons trabalhos de educação ambiental ao longo do São Francisco.Quero desenvolver um projeto de educação ambiental para ele, penso nessa mesma linha de vcs. Gostaria de fazer contato para conhecer mais sobre esse projeto e se possível implementar aqui em Minas algo parecido.

Janete

Janete

05/03/2010 10:31:07
Fui no barco escola anos anteriores,foi muito interessante, meus alunos adoraram e aprenderam bastante com a prática o que vimos em sala de aula.

Natty

Natty

26/11/2009 21:30:58
Eu ja fui no barco escola e vale muito a pena!

Só acho que poderia ser aberto ao publico em geral, não apenas para as escolas.

João Luiz Vilela Victal

João Luiz Vilela Victal

30/10/2009 09:14:38
Olá Drs, sou Biólogo Marinho e hoje possuímos também um Barco Escola BEMAR que é um projeto semelhante ao de voces no qual ministramos aulas de Biologia Marinha, visitamos a Estação Ecológica de Tamoios, etc. Nossa sede localiza-se em Tarituba, Paraty, RJ, gostaríamos muito de receber vossas visitas e trocarmos informações pertinentes à recuperação de ecossistemas degradados e EA.Visitem nosso blog, barcoescolabemar.blogspot.com e conheça algumas de nossa atividades.

RANIELLY SANTOS ARTUR

RANIELLY SANTOS ARTUR

16/09/2009 19:22:42
O BARCO-ESCOLA É UMA INFLUÊNCIA PARA AS PESSOAS PRESERVAREM MAIS A NATUREZA,POIS É FUNDAMENTAL.E PRINCIPALMENTE CONHECER A HISTÓRIA DO BAIRRO ETC...
A ESCOLA ESTADUAL MARIA QUEIROZ CONCEDEU AOS ALUNOS ESSE PASSEIO E FOMOS RECEBIDOS MUITO BEM COM PESSOAS Q SABE TRABALHAR EM EQUIPE E SÃO QUALIFICADOS!

Vera de Oliveira Coelho de Souza

Vera de Oliveira Coelho de Souza

13/05/2009 22:58:22
Vocês são d+, meus queridos do Barco Escola!!!
Agora que me mudei para Sampa,comecei a dar muito mais valor pela nossa região e os trabalhos como voluntária e amiga que fazíamos juntos.
Saudades e tudo de bom!
Que Deus continue abençoando todos vocês e lhes dando muito folego nesta jornada!!

Clara helena nascimento

Clara helena nascimento

12/05/2009 13:52:34
olá meu nome é clara e hj dia 12/de maio eu participei junto com a minha escola e amigos o passeio do barco escola e gostei muito e espero voltar o mais breve possivel e aprender sempre mais sobre a natureza e sobre os rios, abraços

Ianara

Ianara

07/05/2009 10:04:42
Bom, gosto muito desta iniciativa.A visita que eu fiz a uns 4 anos atras, me ajudou e incentivou em minha escolha para um curso superior, e para minha profissão.Hoje sou estudante de engenharia ambiental, e me interesso muito por projetos como esse.

Luan

Luan

07/05/2009 09:36:46
oi,adoro otrabalho de vocêis muito bom mesmo,e gostaria muito de fazer parte do projeto,participar,estar com vcs ai.Se me respondam pelo meu e-mail quero muito trabalhar com vcs ae,mesmo que voluntário por favor me ajudem!!!
Obrigado.
Luan

Deise

Deise

01/05/2009 16:50:33
Gostaria de saber como fazer um passeio no barco escola somos em 25 alunos

Nucy

Nucy

24/04/2009 14:40:25
Olá!adorei a iniciativa e gostaria de saber mais sobre o projeto e a Oscip.Favor entrar em contato

Evandro

Evandro

23/04/2009 23:27:02
OLA TUDO BEM ADMIRO MUITO O TRABALHO DE VOCES,ESTAO DE PARABENS, E O DEVER DE TODOS NOS ADULTOS EDUCAR AS NOSSA CRIANCAS A RECICLAR, PRESERVAR E UNIR JUNTOS A NOS AMBIENTALISTAS E PESSOA DA AEREA AMBIENTAL, GOSTARIA DE SABER COMO FACO PARA PARTICIPAR DO BARCO ESCOLA SOU TEC MEIO AMBIENTE E ESTOU CURSANDO ENG AMBIENTAL AQUI EM AMERICANA.

Célia Aparecida Pedregossa

Célia Aparecida Pedregossa

27/03/2009 20:19:17
ESPETACULAR,INICIATIVAS QUE NOS CONSCIENTIZA DE NOSSA TAREFA COMO EDUCADORES! ESTOU EM BUSCA DE PROJETOS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE P/ TRABALHAR C/ ALUNOS DA EJA. PESQUISANDO ENCONTREI ESSA MARAVILHA.PARABÉNS! CONTE COMIGO E C/ A TURMA DO MEU CURSO.QUERO PARTICIPAR DO PROJETO BARCO ESCOLA. MANDE MATERIAL. OBRIGADA

Fernanda Mannaro

Fernanda Mannaro

21/03/2009 13:04:30
Boa Tarde!
Eu sou Fernanda de Piracicaba - SP, eu vi a materia que passou na televisão neste sabado (21/03/2009), me interessei sobre o assunto e gostaria de saber como eu faço para conhecer a ONG.
Obrigada!

Ronaldo Salve

Ronaldo Salve

17/02/2009 14:01:22
Trabalho com escolas na cidade de Jundiaí, gostaria de receber mais material para divulgação dos projetos e valores do passeio

INAJUARA SPINA COTRIN

INAJUARA SPINA COTRIN

16/02/2009 15:53:38
Nós professores da Rede Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, tomamos conhecimento do Projeto Barco Escola de Americana e gostaríamos de participar com nossos alunos(5 ano) , pois estamos trabalhando com educação ambiental

Daniel

Daniel

14/02/2009 15:17:43
Sou um dos alunos que ja visitaram essas 2 embarcações
e é uma iniativa que ja conquistou varias pessoas
interresadas em ajudar o meio ambiente

agradecemos a PREFEITURA MUNICIPAL DE AMERICANA
CPFL
PETROBRAS
CONPACEL CONNSORCIO PAULISTA DE PAPEL E CELULOSE
DEL VALE

GRACE

GRACE

25/11/2008 09:04:13
EU ACHO EXCELENTE ESSA INICIATIVA, MESMO.
SOU VOLUNTÁRIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL COMO EDUCADORA. MINHA TAREFA É ENSINAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL AOS PEQUENOS ALUNOS, MAS NÃO É NADA FÁCIL, SOU TÉCNICA AMBIENTAL MAS AINDA NÃO TRABALHO NA AREA, POIS A GRANDE MAIORIA DAS EMPRESAS NÃO SE PREOCUPA COM NOSSO MEIO AMBIENTE.
PARABÉNS PELO TRABALHO.