Piracicaba-SP ganha Núcleo de Educação Ambiental dentro de uma unidade industrial

A Votorantim Celulose e Papel (VCP) de Piracicaba (SP) inaugurou, no 20 de fevereiro, o primeiro NEA - Núcleo de Educação Ambiental, dentro de uma Unidade industrial. O NEA é uma unidade educacional voltada para a conscientização ambiental de crianças

  
  

A Votorantim Celulose e Papel (VCP) de Piracicaba (SP) inaugurou, no 20 de fevereiro, o primeiro NEA - Núcleo de Educação Ambiental, dentro de uma Unidade industrial.

O NEA é uma unidade educacional voltada para a conscientização ambiental de crianças das escolas públicas de Piracicaba, que visa atingir alunos e professores das escolas públicas municipais e estaduais do município, profissionais da VCP e seus familiares.

Através de parceria Casa da Floresta Assessoria Ambiental, os participantes receberão noções de ecologia, cidadania e preservação do meio ambiente. O objetivo é estimular a adoção de atitudes que auxiliem na conservação dos recursos naturais.

As escolas poderão também realizar visitas monitoradas à unidade e conhecer o processo de fabricação do papel, além do sistema modelo de tratamento de efluentes da VCP Piracicaba, que permite uma remoção de sólidos sedimentáveis superior a 99% e o tratamento de até 130 litros de água por segundo.

A partir de março, foram selecionadas as escolas que irão participar do programa de 2003, através de inscrição que deverá ser feita junto aos órgãos de educação de Piracicaba.

Construção Ecológica

O NEA - instalado dentro de uma área da empresa, às margens do rio Piracicaba - é uma construção ecológica. Toda a madeira empregada vem de áreas de reflorestamento e os tijolos são o resultado do aproveitamento de sobras industriais geradas no processo de produção do papel.

Os móveis que compõem o ambiente são reciclados. Peças antigas e mobiliário da própria fábrica ganharam novo ciclo de vida a partir da reciclagem feita de maneira funcional e artística, evitando o desperdício de material e colaborando para a conservação do meio ambiente.

Fonte: Ass.Imprensa da Votorantim

  
  

Publicado por em

Ana Carolina Constant

Ana Carolina Constant

25/08/2008 13:09:43
O que eu acredito que falta nos Seres humanos é um pouco mais de juizo, pois em plena consciência estamos perdendo nossa capacidade de cuidar do meio ambiente. Gostaria muito que as pessoas seguisse exemplos dignos de um Mundo Melhor e Limpo.