Pontal: evento de conscientização reuniu duas mil pessoas

MACAÉ - O projeto “Conhecer Para Preservar”, da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé, finalizou a terceira etapa do “Dia de Conscientização do Pontal”. Em sua nona edição, o evento tem como

  
  

MACAÉ - O projeto “Conhecer Para Preservar”, da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé, finalizou a terceira etapa do “Dia de Conscientização do Pontal”. Em sua nona edição, o evento tem como objetivo ampliar as discussões sobre a água e combater o lixo doméstico que aporta nas praias localizadas junto à foz do rio Macaé. O trabalho é feito através de programas de conscientização com os alunos das escolas pertencentes à comunidade de bairros como a Barra e Nova Holanda, e de outros grupos.

O Dia de Conscientização do Pontal envolveu este ano 55 grupos, de 39 instituições vinculadas às comunidades ribeirinhas, totalizando 2.496 participantes, que receberam informações ambientais.O evento teve o apoio da Secretaria de Educação, Petrobras, Agenda 21, Escola de Pescadores, Iate Clube de Macaé e a Coordenação do Transporte Universitário.

Este ano, o evento contou com a participação da Guarda Municipal, através dos programas Guarda Mirim, Guarda Sênior e os novos agentes - e ainda outros grupos, como a Associação Macaense de Apoio ao Deficiente Auditivo (Amada), o Grupo Amor da Terceira Idade, calouros do Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem), pais de alunos da Escola de Pescadores, Projeto Juventude Cidadã, Projeto Agente Jovem e algumas escolas particulares.

- Através da conscientização dos diversos grupos envolvidos com o problema, as atitudes da população podem ter uma modificação positiva em relação ao destino dado ao lixo doméstico e, principalmente, em relação à preservação de nossas águas, comentou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo.

Paralelo ao evento acontece a Gincana Ambiental, e no dia da participação no Pontal do Rio Macaé, além de verem de perto o acúmulo do lixo no local e suas conseqüências, foram realizadas tarefas instantâneas que envolvem questões sobre reciclagem, a bacia hidrográfica do Rio Macaé e ecologia em geral. A Gincana tem ainda tarefas antecipadas - manifestações culturais que serão apresentada pelos grupos no dia 23 no Teatro Municipal, projetos sócio-ambientais desenvolvidos nas comunidades, e ainda, a eleição do desenho que representará o evento no próximo ano. A culminância do “IX Dia de Conscientização do Pontal”, com a eleição do desenho e a premiação dos vencedores da gincana ambiental acontecerá durante a Feira Macaé Sempre Verde, em maio.

Fonte: Agência Brasileira de Notícias

  
  

Publicado por em