Prefeitura de Ilhabela inaugura Centro de Educação Ambiental e Viveiro Municipal

A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria do Meio Ambiente inaugurou o Casulo, 1º Centro de Educação Ambiental e o Aroeira, Viveiro Municipal de Mudas. Alunos do projeto Foto: Divulgação O Viveiro Municipal de Mudas de Ilhabela Aro

  
  

A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria do Meio Ambiente inaugurou o Casulo, 1º Centro de Educação Ambiental e o Aroeira, Viveiro Municipal de Mudas.

Alunos do projeto

O Viveiro Municipal de Mudas de Ilhabela Aroeira, iniciou os trabalhos de maneira rudimentar em julho de 2000, contando com apenas 3 pequenas bancadas e capacidade para 200 mudas.

Depois que a atual administração assumiu o Viveiro já recebeu uma estufa, 4 bancadas com capacidade para 5 mil tubetes totalizando 20 mil mudas.

O 1º Centro de Educação Ambiental está muito bem equipado para receber alunos e qualquer pessoa que tenha interesse no Meio Ambiente.

A sala tem tv, vídeo, retro-projetor, carteiras escolares, além de uma mini biblioteca com materiais didáticos, visuais e fotográficos ligados ao meio ambiente disponível aos visitantes.

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cássia Redó, a sede da secretaria já era muito procurada por estudantes para realização de pesquisas e desenvolvimento de trabalhos. “Agora, as crianças terão um local aprazível, no meio da natureza para fazer seus trabalhos. Elas poderão aprender na prática depois complementar com os materiais oferecidos pelo Centro”, completa Cássia.

Limpeza, verde e sem fome
As mudas cultivadas no Viveiro Municipal também são revertidas em alimentos que são sorteados na gincana do Ilhabela tem Cara Limpa, que acontece uma vez por mês nos bairros do município que apresentam acúmulo de entulho. “Quando estamos sorteando os alimentos, costumo dizer que é um alimento sagrado; que deixa a Ilha verde, porque é trocado por mudas, que deixa a Ilha limpa, porque é prêmio para uma gincana de limpeza e que deixa a Ilha sem fome”, disse Cássia.

As mudas de frutíferas, floríferas e plantas nativas podem ser trocadas por um quilo de alimento, de segunda a sexta das 9h às 5h no próprio Viveiro, localizado no Bairro da Água Branca, próximo a cachoeira da Cesp.

Fonte Assessoria de Imprensa de Ilhabela

  
  

Publicado por em