Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar promove a reflexão sobre a importância da preservação dos recursos hídricos

A escola elege os melhores desenhos entre seus alunos e os envia para a comissão julgadora. Podem participar alunos do ensino fundamental matriculados nas escolas credenciadas.

  
  

Foi prorrogado para o dia 18 de julho o término das inscrições para a Quinta Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, iniciativa do Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar. O Projeto Tamar é uma parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Fundação Pró-Tamar, com o patrocínio da Petrobrás.

O tema do Prêmio é “Nossas águas sempre limpas”, como uma forma de estimular a reflexão entre alunos do ensino fundamental sobre a importância de preservação dos recursos hídricos, principalmente das águas e da vida marinha.

Foram credenciadas a participar do Prêmio neste ano 8.351 escolas municipais de 11 Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e os nove da Região Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão). Com este universo de escolas credenciadas, o Prêmio Amigos do Mar amplia as ações de educação ambiental no Brasil.

O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar é um concurso de desenho entre escolas municipais. Em duplas, os alunos são estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas.

Essas aulas são oferecidas no guia de educação ambiental “Nossas Águas Sempre Limpas”, à disposição de qualquer escola brasileira pelo site (www.amigosdomarnaescola.com.br) em versão eletrônica para download. Este é o mesmo site no qual as escolas podem fazer sua inscrição no concurso.

A escola elege os melhores desenhos entre seus alunos e os envia para a comissão julgadora. Podem participar do 5º Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar alunos do ensino fundamental matriculados nas escolas credenciadas. Após as inscrições até dia 18 de julho, o envio dos trabalhos poderá ser feito até 22 de agosto. Já a premiação das escolas finalistas e vencedoras acontecerá entre 1o de novembro e 5 de dezembro de 2008.

Como premiação, duas escolas vencedoras receberão a visita da equipe técnica do Projeto Tamar. O objetivo da visita na escola é o desenvolvimento de atividades de educação ambiental com os alunos, corpo docente, pais e convidados da comunidade. Com isso o evento se transforma em espaço multiplicador de valores em relação à educação ambiental.

Todas as escolas finalistas receberão certificados de adoção simbólica de uma tartaruga marinha emitido pelo Tamar e camisetas do Amigos do Mar. A proteção das águas e da vida marinha, por meio de práticas inovadoras e criativas de educação ambiental leva ao desenvolvimento local sustentável.

Este é o propósito geral do Programa Amigos do Mar, uma iniciativa em parceria entre o Projeto Tamar e Instituto Arcor Brasil que, por várias ações, já atingiu um universo de mais de 1 milhão de alunos de mais de 2 mil escolas públicas e privadas de seis estados brasileiros.

Com a inclusão em 2008 de escolas da Região Nordeste, já serão quinze estados brasileiros participando desta iniciativa de sucesso.

A Arcor do Brasil apóia as atividades da Base do Projeto Tamar de Ubatuba desde 2003 e em 2004 foi iniciado o Programa Amigos do Mar, parceria entre o Tamar e o Instituto Arcor Brasil, responsável pelo investimento social privado da empresa que nasceu na Argentina e tem cinco fábricas em território brasileiro. A partir de 2006 a Arcor do Brasil também apóia a Base de Florianópolis (SC).

Fonte: Instituto Arcor Brasil

  
  

Publicado por em

Lupita

Lupita

05/11/2009 20:03:33
muito bom ,gostei!